Marco Castelhano deixa CF Vasco Gama rumo ao Lusitano GC


O médio Marco Castelhano de 27 anos, que nas últimas duas temporadas representou o CF Vasco Gama, esta de saída do emblema da Vila dos Gamas para reforçar o Lusitano  GC.

O jogador natural de Amareleja, regressa ao clube que representou no final da sua formação, para atacar a Taça Dinis Vital da AF Évora. 

Durante a sua estadia na Vidigueira participou em 25 partidas somando 4 tentos.

No seu currículo conta com passagens pelo GD Amarelejense, Moura AC e Lusitano GC na formação depois representou enquanto sénior Atlético SC, Juventude SC, FC Stade-Payerne (Suiça) e Redondense FC.

Ourique DC na Taça Nacional Sub19 feminina



 O Ourique DC irá participar na Taça Nacional Sub-19 feminina, cujo sorteio decorreu na tarde desta quinta-feira, 29 de abril na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

A equipa baixo alentejana ficou integrada na Série F, onde defrontará a EFF Setúbal, FC Ferreiras e o Lusitano GC.

Calendário

1.ª Jornada: Ourique DC - EFF Setúbal
2.ª Jornada: Ourique DC - Lusitano GC 
3.ª Jornada: FC Ferreiras - Ourique DC
4.ª Jornada: EFF Setúbal - Ourique DC
5.ª Jornada: Lusitano GC - Ourique DC
6.ª Jornada: Ourique DC - FC Ferreiras

CD Beja participa na Taça Nacional



Realizou-se na tarde de hoje, 29 de abril, o sorteio das Taças Nacionais quer em futebol como futsal para as equipas participantes na provas nacionais à data da conclusão dos campeonatos na temporada 2019/20.
O CD Beja foi o único clube do distrito de Beja que aceitou participar nas competições no escalão de iniciados, tendo Despertar SC em iniciados e juniores e CD Praia Milfontes em juvenis a delinearem a participação.

A turma bejense ficou incluída na Série N, juntamente com as equipas do Vitória FC, Amora FC e Lusitano GC Évora.

1.ª Jornada CD Beja - Lusitano GC
2.ª Jornada Vitória FC  CD Beja
3.ª Jornada CD Beja - Amora FC
4.ª Jornada Lusitano GC - CD Beja
5.ª Jornada CD Beja - Vitória FC
6.ª Jornada Amora FC - CD Beja

OFICIAL: FC São Marcos e GD Renascente ascendem ao "Distritalão"


 A Associação de Futebol de Beja através do Comunicado Oficial n.º 45 confirmou a ascensão do FC São Marcos e GD Renascente ao "Distritalão" para a temporada 2021/22.

Conforme avançado pelo "DistritalBeja" no dia anteriormente, o critério utilizado para definir os clubes que ascenderiam ao principal escalão do futebol bejense foi o coeficiente de pontos por jogos, com o FC São Marcos líder da Série B a ser o melhor posicionado com 2,50, seguido do GD Renascente líder da Série C com 2,20 e a fechar o top-3 o CDR Salvadense com uma cotação de 2,17.

Deste modo a 1ª Divisão Distrital na temporada 2021/22, será composta por 12 equipas, sendo que ainda esta por confirmar a descida do Moura AC e SCM Aljustrelense em virtude de protesto apresentado junto da Federação Portuguesa de Futebol.


SCM Aljustrelense
Moura AC
CF Vasco Gama
ACD Penedo Gordo
Despertar SC
CD Almodôvar
CF União Serpense
Piense SC
FC Castrense
SC Cuba
FC São Marcos
GD Renascente

OFICIAL: FC Serpa indicado ao Campeonato de Portugal


 A Associação de Futebol de Beja após do término das competições a nível distrital, e alguma polémica quanto aos critérios de indicação do clube bejense para o Campeonato de Portugal 2021/22, anunciou através do Comunicado Oficial n.º 45 o clube a ser indicado.

Conforme o comunicado e em sequência do regulamentado e deliberado será o Futebol Clube de Serpa a ascender ao Campeonato de Portugal.

Relembramos que o FC Serpa, liderava a prova aquando da interrupção da competição, somando 10 pontos, resultado de três vitórias e um empate.

Campeonato de Futsal Masculino dado por terminado


Os quatro clubes inscritos no Campeonato Distrital Seniores Masculinos reuniram com a Associação de Futebol de Beja para definir o futuro da prova, que ainda não tinha qualquer partida disputada na temporada 2020/21.

A decisão, tal como acontecerá com a 1ª Divisão Distrital e 2ª Divisão Distrital, foi a de cancelar a prova.

Contudo apesar desta decisão o GDC Baronia apresentou uma proposta para que seja disputada uma competição informal, à qual a AJ Brinches se juntou de imediato, sendo que o NS Moura devido à contingência em que o seu concelho se encontra só a partir de 19 de maio se mostrou disponível para participar na mesma competição. Quanto à CB Castro Verde ainda não foi possível averiguar se irá participar nesta competição.

Devido à falta de competição oficial no distrito de Beja na presente temporada caberá à Associação de Futebol de Beja indicar qual o clube que irá participar na Taça Nacional de acesso à 3ª Divisão Nacional na temporada 2021/22, sendo que o GDC Baronia ao que tudo indica será o melhor posicionado para esta indicação, uma vez que é o único clube a nível distrital certificado e com escalões de formação.


<atualizado as 16:10 do dia 24 de abril de 2021>

2ª Divisão Distrital chega ao fim


A 2ª Divisão Distrital temporada 2020/21 foi dada por terminada na noite de hoje, na sequência de reunião da Associação de Futebol de Beja e os clubes participantes.
Depois de na noite de ontem os clubes participantes na 1ª Divisão Distrital terem dado por terminada a competição foi agora a vez de os clubes da 2ª Divisão Distrital seguirem o mesmo caminho.

Neste momento ainda não é conhecido quem irá ocupar as duas vagas previstas na 1ª Divisão Distrital para a temporada 2021/22 em que a competição será disputada por 12 equipas. 

Contudo, aplicando o coeficiente que fora utilizado para o "Distritalão" as equipas que serão convidadas a subir serão o FC São Marcos e o GD Renascente.

Fique em seguida com a classificação por aplicação do coefiente.









1ª Divisão Distrital dada como terminada

 Os clubes da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Beja reuniram na noite de ontem com o objetivo de decidir o futuro da competição tendo em atenção as restrições impostas pelo governo a vários concelhos do distrito de Beja.

Da reunião, segundo avançou no dia de hoje o programa "Jornal de Desporto" da Rádio Voz da Planície, saiu a decisão de dar por terminada desde já a competição, posição defendida por 7 dos 9 clubes participantes na competição. FC Serpa e CF União Serpense eram os clubes que pretendiam a continuidade da prova.

Ainda na reunião ficou deliberado que a ACD Penedo Gordo irá ser indicada como a equipa a ser promovida por parte da AF Beja ao Campeonato de Portugal 2021/22.

A equipa do Penedo Gordo é aquela que apresenta o melhor coeficiente, com duas vitórias em outras tantas partidas.

Apesar de ainda não ser oficial o FC Serpa e o CF Vasco Gama deverão ser indicados a participar na Taça de Portugal 2021/22.



SCM Aljustrelense derrotado na deslocação ao Bonfim

 O SCM Aljustrelense terminou a temporada 2020/21 com uma deslocação ao Estádio do Bonfim, para defrontar o Vitória FC.

A turma sadina que entrou em campo com o 1º lugar na Série H consumado, apresentou uma equipa bastante renovada, com o jovem Rodrigo Pereira a abrir o marcador aos 24' minutos, resultado com que se chegaria ao intervalo.

No segundo tempo o Mineiro foi em busca do resultado e esteve ao longo do segundo tempo vários momentos em que conseguiu ser superior, contudo aos 77' minutos ficou reduzido a 10 elementos após a expulsão por duplo amarelo a Jonathan Firmino.

Três minutos volvido o Vitória FC viria a aumentar a vantagem novamente por intermédio de Rodrigo Pereira, fazendo o 2-0, que seria o resultado final.

Com este resultado o Vitória FC termina a primeira fase da competição sem conhecer o sabor da derrota, enquanto o SCM Aljustrelense que já havia sido despromovido para já aos distritais terminou com 14 pontos.


FICHA DO JOGO

Estádio do Bonfim, em Setúbal

ÁRBITRO: Filipe Sousa (Lisboa)


Vitória FC - Duverger; Vicente Durand, Marcos Raposo, François (Bruno Almeida, 81’), Daniel Carvalho (Rodrigo Jorge, 73’); André Pedrosa, João Marouca (Mendy, 62’), Bruno Ventura (Diogo Antunes, 73’); Gonçalo Batista, Bruno Luz (Diogo Martins, 45’) e Rodrigo Pereira.

Treinador: Alexandre Santana

Suplentes não utilizados: Nuno Pinto, Petterson Santos


SCM Aljustrelense - Igor Palma; Rui Alexandre, Blessed Teixeira, Sene Dabó (Alvarez, 66’), Pedro Guerreiro (Miguel, 87’); Francisco Alves, Vumi (Carlos Amarante, 66’), Elvis (Serrão, 66’); Pedro Seco (Paulo Costa, 32’), Babacar e Jonathan Firmino.

Treinador: José Luís Prazeres

Suplentes não utilizado: Fábio Reis, Fernando Monteiro

Disciplina: cartão amarelo para Jonathan Firmino (44’ e 77’), Francisco Alves (75’).  

Moura AC goleado em casa na despedida da temporada 2020/21

@António Santos


 O Moura AC recebeu este sábado o CD Pinhalnovense na última ronda da 1ª fase da Série H do Campeonato de Portugal.

A turma orientada por Bruno Ribeiro procurava terminar o campeonato com uma vitória, o que não sucedeu, terminando a competição sem qualquer vitória e quatro empates. 

No Estádio Municipal do MAC o CD Pinhalnovense abriu o marcador logo no início da partida (5 minutos) com um grande golo de Miguel Pires logo após a marca do meio campo, aos 30 minutos, depois um erro defensivo da equipa da cidade salúquia aumentou a vantagem por intermédio de João Pendão 

O Moura AC aos 37' minutos, numa rápida subida à grande área contrária reduziu para 1-2 por intermédio de Pedro Diniz, que logo depois aos 39' minutos, acabou por colocar a bola dentro da própria baliza na sequência de um livre lateral, chegando a partida ao intervalo com o resultado em 1-3.

Na segunda parte a equipa do Moura AC entrou melhor e Tiago Nascimento, acabado de entrar, voltou a reduzir aos 61' minutos, colocando o marcador em 2-3.

Após a reduzir o marcador para a margem mínima o Moura AC perdeu o controlo do jogo com o Pinhalnovense a aumentar a vantagem por três vezes com tentos de Pedro Paz (65’), Miguel Pires (71’) e  Celso Raposo (89’).

Com este resultado o CD Pinhalnovense garantiu a manutenção no Campeonato de Portugal para a temporada 2020/21, sendo que o Moura AC terminou uma temporada inglória com a descida para já aos distritais.

FICHA DO JOGO

Estádio Municipal Moura Atlético Clube, em Moura

ÁRBITRO: Pedro Ramalho (Évora)

Moura AC - Filipe Silva; Ricardo Machado (Tiago Nascimento, 56’), João Lobo, Lucas Santos, Rodrigo Bastos (Enock Frimpong, 45’); Tó Miguel, Bruno Gomes, Amar Boissy (André Graft, 78’); Joseph Amoah, Fábio Pereira (Ibrahima Baldé, 78’) e Pedro Diniz.

Treinador: Bruno Ribeiro

Suplentes não utilizados: Gustavo Chagas, Gonçalo Machado


CD Pinhalnovense -  Pardana; Bruno Jesus, Alain Pilar (Roncatto, 78'), Obi, Shinga; Celso Raposo, João Pendão, Miguel Pires (Coutinho, 71'); João Bandeira (Luís Lucas, 78'), Scara (Pedro Carneiro, 67') e Pedro Paz (Valter Dias, 78').  

Treinador: Ricardo Estrelado

Suplentes não utlizados: Matthaus Ferreira, João Domingues

Disciplina: cartão amarelo para Tó Miguel (37’), Ricardo Machado (40’), Alain Pilar (43').   

Calendário da 1ª Divisão Distrital

 O Campeonato da 1ª Divisão Distrital sofreu alterações significativas na ordem das partidas, devido as desistência ocorridas após o sorteio da competição e que fariam com que as equipas tivessem várias rondas sem jogar.

Desde modo deixamos em seguida o calendário de partidas para o resta da temporada 2020/21 no "Distritalão".

09 de maio

SC Cuba - FC Castrense
Piense SC - ACD Penedo Gordo
FC Serpa - CD Almodôvar
CF Vasco Gama - CF União Serpense
Descanso: Despertar SC

16 de maio

CF União Serpense - Piense SC
Despertar SC - FC Castrense
CD Almodôvar - ACD Penedo Gordo
FC Serpa - SC Cuba
Descanso: CF Vasco Gama

23 de maio

Piense SC - CF Vasco Gama
SC Cuba - Despertar SC
ACD Penedo Gordo - FC Castrense
CF União Serpense - CD Almodôvar
Descanso: FC Serpa

26 de maio
FC Castrense - CF União Serpense

30 de maio

ACD Penedo Gordo - Despertar SC
Piense SC - FC Castrense
CF Vasco Gama - CD Almodôvar
Descanso: FC Serpa e SC Cuba

06 de junho

FC Castrense - CF Vasco Gama
Despertar SC - CF União Serpense
CD Almodôvar - Piense SC
FC Serpa - ACD Penedo Gordo
Descanso: SC Cuba

13 de junho

CF União Serpense - FC Serpa
CD Almodôvar - FC Castrense
Piense SC - Despertar SC
ACD Penedo Gordo - CF Vasco Gama
Descanso: SC Cuba


Mourense Miguel Sinfrónio conquista Campeonato Nacional de Voleibol

 O atleta mourense de 22 anos, Miguel Sinfrónio, conquistou este domingo o título nacional de voleibol ao serviço do SL Benfica.

Nos Açores a formação do SL Benfica venceu o Fonte Bastardo por 3-0, com parciais de 25-27, 25-19 e 26-24, vencendo desta forma o terceiro jogo da final da Divisão de Elite.

O atleta natural de Moura e formado no Moura Volei Clube, representa desde a temporada 2016/17 o Sport Lisboa e Benfica onde conquistou para além do título da presente temporada, o título da temporada 2018/19, depois de já na temporada 2017/18 ter conquistado o título nacional de juniores.

No seu currículo conta ainda com duas SuperTaças e duas Taças de Nacional.

Futsal regressa um ano e dois meses depois

 O Campeonato Distrital de Futsal Seniores Masculinos encontra-se de regresso aos pavilhões do distrito de Beja no próximo dia 07 de maio, um ano e dois meses após a última partida realizada.

A prova conta para a temporada 2020/21 com a participação de quatro equipas, menos duas face à temporada anterior face as saídas do CA Aldenovense e Ourique DC.

A primeira jornada contará com as partidas:

GDC Baronia - NS Moura
AJ Brinches - CB Castro Verde

1ª Divisão Distrital retoma a 09 de maio


 O Campeonato da 1ª Divisão Distrital irá retomar no próximo dia 09 de maio (domingo) com o formato da competição a ser disputado a uma volta todos contra todos. 

O primeiro classificado da prova será indicado ao Campeonato de Portugal edição 2021/22, enquanto o segundo e terceiros classificados deverão ser indicados como representantes do distrito de Beja na Taça de Portugal.

Ainda não existe calendarização para as partidas, contudo atualmente encontram-se em atraso três partidas, que deverão marcar o arranque da competição.

3ª jornada: FC Serpa - CD Almodôvar
3ª jornada: Despertar SC - FC Castrense
6ª jornada: Piense SC - ACD Penedo Gordo

Faltam ainda disputar os encontros:

7ª jornada
SC Cuba - FC Castrense
ACD Penedo Gordo - CF Vasco Gama
CF União Serpense - Piense SC

8ª jornada
CF Vasco Gama - CF União Serpense
CD Almodôvar - ACD Penedo Gordo

9ª jornada
Piense SC - CF Vasco Gama
SC Cuba - Despertar SC
ACD Penedo Gordo - FC Castrense
CF União Serpense - CD Almodôvar

10ª jornada
FC Castrense - CF União Serpense
FC Serpa - SC Cuba
CD Almodôvar - Piense SC

11ª jornada
CF Vasco Gama - CD Almodôvar
Piense SC - FC Castrense
ACD Penedo Gordo - Despertar SC

12ª jornada
Despertar SC - CF União Serpense
FC Castrense - CF Vasco Gama
FC Serpa - ACD Penedo Gordo

13ª jornada
Piense SC - Despertar SC
CD Almodôvar - FC Castrense
CF União Serpenese - FC Serpa

2ª Divisão Distrital retoma a 01 de maio

 O Campeonato da 2ª Divisão Distrital irá retomar no próximo dia 01 de maio (sábado) com a disputa das partidas em atraso.

A 08 de maio esta previsto o regresso da competição para todos os clubes para disputar a 8ª jornada da 1ª fase da prova e que marcará o início da segunda volta da fase de grupos.

Irão apurar-se para a segunda fase da competição oito equipas, a saber os 1ºs classificados de cada série na os 2ºs classificados de cada série e os dois melhores 3ºs (terceiros) classificados, encontrados através do coeficiente da primeira fase.

A 2ª fase será disputada por eliminatórias a uma mão com os primeiros classificados e o melhor segundo classificado (encontrado através do coeficiente da 1ª fase) a terem direito de jogar a 1ª eliminatória/quartos finais em casa, os adversários serão designados por sorteio. Os vencedores irão apurar-se para a 2ª eliminatória/meias finais é disputada em campo neutro a designar, oportunamente, pela AFBeja;

Sobem automaticamente ao Campeonato Distrital da 1.ª Divisão os 2 (dois) clubes vencedores da 2ª eliminatória.

Deste modo a competição irá arrancar a 01 de maio com as seguintes partidas:

Série A

CDR Salvadense - CF Vasco Gama "B"

Série B

Negrilhos FC - Alvorada FC
GDC Sete - FC São Marcos

SCM Aljustrelense vence Moura AC no dérbi distrital

 A 21ª jornada e penúltima ronda da Série H do Campeonato de Portugal colocou frente a frente as equipas do SCM Aljustrelense e do Moura AC.

Frente a frente dois históricos do distrito de Beja, que já se encontravam matematicamente despromovidas e em busca de honrar o emblema, depois de três derrotas consecutivas.

A turma Mineira entrou melhor na partida abrindo o ativo aos 29' minutos por intermédio de Pedro Fialho, resultado com que a partida chegaria ao intervalo. No início do segundo tempo, mais concretamente ao minuto 52' Guzman viria a aumentar a vantagem para o Aljustrelense. O Moura viria a reagir já na parte final do encontro ao reduzir o marcador para 2-1 aos 81' minutos por intermédio de Ismail Karamago.

Nas restantes partidas da jornada o Vitória FC assegurou o 1º lugar na série, apesar de o empate a uma bola frente ao Louletano DC, uma vez que o Amora FC  acabou derrotado frente ao Juventude SC por 1-2 e assim vê a manutenção mais perto.

Na luta pela manutenção o CD Pinhalnovense recebeu e venceu o SC Olhanense por 1-0, entanto o Lusit. Évora SAD e o CF Esp. Lagos repartiram os pontos após uma igualdade a dois.