Carino foi o jogador em destaque nas últimas duas semanas ao apontar 6 golos em 2 jogos! |
Nesta edição da Análise Desportiva será feito o rescaldo da 9ª jornada, que foi disputada no dia 29/11 , do Renascente São Teotónio X São Marcos ( jogo em atraso da 6ª jornada que se realizou no passado sábado) e do Guadiana X Desportivo de Beja (jogo da 10ªjornada que foi antecipado para o passado domingo).
Começando pela jornada passada, o jogo grande da 9ª jornada colocou frente a frente Praia de Milfontes e Mineiro Aljustrelense, as duas melhores equipas do Campeonato Distrital, no Campo Foz do Mira, em Vila Nova de Milfontes. Num grande jogo de futebol, com grande ambiente proporcionado pelos adeptos das duas equipas, o Mineiro esteve a vencer durante grande parte do tempo de jogo, situação que só se alterou no final da partida, onde o Praia nunca deixou de acreditar na vitória e deu a volta ao resultado, tendo obtido o empate aos 90+6 minutos por Paulo Duarte e o golo da vitória aos 90+9 por Daniel Direito, conseguindo um triunfo por três bolas a duas. Este resultado vem relançar a luta pelo título, onde o Praia de Milfontes fica a dois pontos dos tricolores, mas em caso de vitória e após o acerto de calendário, pode deixar o Mineiro a quatro pontos de distância.
No Complexo Desportivo Fernando Mamede, em Beja, O Desportivo teve o pássaro na mão, mas á semelhança do Mineiro, deixou-o fugir nos instantes finais, empatando a uma bola com o Renascente de São Teotónio. O resultado acaba por ser inglório para a equipa de casa que bem precisa de pontos para fugir aos últimos lugares, mas também não deixa os responsáveis do Renascente contentes, porque apesar no ponto conquistado, a época não tem ido de encontro às expectativas dos forasteiros e este era um jogo onde o Renascente podia e devia ter feito mais.
Em Serpa, o Guadiana de Mértola somou nova derrota no campeonato, perdendo por duas bolas a uma diante de um Serpa que somou a sua segunda vitória consecutiva. O conjunto de Mário Tomé continua a somar maus resultados e nem a vitória na taça diante do Penedo Gordo conseguiu galvanizar a equipa de Mértola, que permanece mergulhada no penúltimo lugar da tabela, com apenas um ponto. (Nota: esta análise ignora o resultado obtido no passado fim-de-semana diante do Desportivo de Beja)
No Estádio 1º de Maio, em Pias, assistiu-se a uma partida bastante renhida entre Piense e Vasco da Gama da Vidigueira, com duas equipas que gostam de jogar bom futebol, numa tarde que acabou com quatro golos, dois para cada uma das formações, ilustrando assim o equilíbrio entre os dois plantéis. O empate no final dos 90 minutos continua a deixar as equipas separadas por dois pontos (o Piense com 15 e o Vasco da Gama com 13) e na metade superior da classificação, mas a distância para o pódio continua a aumentar face às vitórias do Odemirense e do Milfontes.
Em São Marcos da Atabueira havia uma grande expectativa em torno da formação da casa, que com os novos reforços, procurava somar os primeiros pontos diante de um Aldenovense, que também se encontra em posição difícil na tabela. Ainda assim, foi a equipa de Vila Nova de São Bento a levar a melhor, num triunfo tangencial por 2-1, que permite ao conjunto de Fernando Monteiro distanciar-se do Desportivo de Beja, passando a somar 9 pontos. Quanto ao São Marcos, não há muito a dizer … 9 jogos, 9 derrotas, 0 pontos!! Será desta São Marcos?
Por último, encerramos a análise da 9ªjornada com a vitória caseira do Odemirense diante do Penedo Gordo, por duas bolas a uma, num jogo que confirmou o bom momento que a equipa de Odemira atravessa, onde soma seis vitórias nos últimos sete jogos (incluindo a vitória na Taça do Distrito). Já o Penedo Gordo, sofreu a sua segunda derrota na competição e também a sua segunda consecutiva, uma vez que na passada semana tinha perdido no terreno do Guadiana, em jogo a contar para a Taça do Distrito. Ambos os conjuntos se mantiveram na metade superior da tabela, sendo que o Odemirense conseguiu mesmo a subida ao 3º lugar do campeonato.
Quanto aos jogos do fim-de-semana passado, o Renascente de São Teotónio bateu o São Marcos por 6-0, num jogo em atraso da 6ª jornada, em partida de sentido único, onde o avançado Carino foi a grande figura do desafio, tendo apontado 5 dos 6 golos que o conjunto da casa impôs aos forasteiros. O São Marcos ainda não pontuou e continua a realizar um campeonato muito abaixo do nível médio do futebol distrital. Já o Renascente, apesar um início de época atribulado, conseguiu aproveitar esta goleada para subir ao 8º lugar do campeonato.
Quem também goleou foi o Guadiana de Mértola, que recebeu e venceu o aflito Desportivo de Beja pelos contundentes 4-0, com bis de Marinho e Gonçalo Lourenço. A equipa de Mértola começa a dar sinais de retoma, demonstrando grande superioridade sobre um adversário direto e ultrapassa inclusive o Desportivo na tabela classificativa, relegando o conjunto bejense (que não vence há sete jogos)para o penúltimo lugar.
Em nome pessoal, aproveito para informar todos os leitores do Blog que, devido a motivos profissionais, não poderei continuar a escrever semanalmente a Análise Desportiva. Contudo, continuarei a colaborar com este projecto sempre que possível e faço o apelo a todos os leitores desta crónica que continuem a apoiar o futebol distrital e a consultar regularmente o Blog, que tanto tem contribuído para a divulgação do desporto na nossa região.
Diogo Rocha
0 Comentários