O Sporting Clube de Cuba irá ingressar na modalidade de futsal para a temporada 2022/23. A aposta passa pelo regresso da equipa sénior e trabalhar para que num futuro próximo a construção de plantéis de formação.
Tendo em conta esta nova aposta o "DistritalBeja" esteve à conversa com os implusionadores do projeto e ficou a conhecer um pouco melhor esta iniciativa.
1. Como surgiu a ideia de levar o futsal para a esfera do SC Cuba?
A ideia nasceu basicamente de seis amigos apaixonados por o futsal.
Após algumas épocas em que a vila foi representada no campeonato distrital da modalidade pela ACD Luzerna, e com prestações bastante dignas e positivas, ficou esse vazio e a vontade de trazer a modalidade de volta, um dia.
Este ano, este grupo de amigos, decidiu que era a hora de voltar com o futsal e desde a primeira hora pensámos no SC Cuba.
É o clube mais representativo do concelho e que tem uma tradição de eclectismo, tendo nos seus quadros as mais variadas modalidades, ao longo da sua história. Faltava esta!
Foi feita a proposta junto da Direcção do Clube e esta foi aceite de imediato e com entusiasmo.
2. Quais são os planos imediatos? A aposta será apenas no futsal sénior ou também irão apresentar formação?
Os planos imediatos passam por enraizar a modalidade no concelho e ajudá-la a crescer na região. O nosso pensamento passa claramente pela formação, se bem que precisamos de alicerces firmes para esse passo. Na próxima época apresentaremos com certeza uma equipa de seniores. Ainda não temos a certeza se sairemos já este ano com alguma equipa de formação, dependerá da firmeza desses alicerces acima mencionados. É nosso desejo que sim, mas não vamos querer fazer as coisas com pressa. Primeiro sustentar, depois apostar.
3. Como avaliam o estado do futsal no distrito na atualidade? Quais as melhorias que na vossa opinião deveriam ser implementadas?
A nossa opinião é que, infelizmente, não estamos a atravessar os melhores dias no futsal no nosso distrito. Quando há uns anos tivemos o campeonato distrital com mais equipas, e com a qualidade das mesmas a elevar-se, vislumbrava-se que poderia haver finalmente o ‘boom’ na modalidade no nosso distrito. Infelizmente não houve continuidade de muitas equipas e esse vislumbre esvaneceu.
Pensamos que a aposta passará por a formação, chegando juntos dos clubes e incentivando-os de alguma maneira a fazer essa aposta formativa. Assim poderemos fazer chegar mais gente á modalidade e enraiza-la de vez na nossa região!
0 Comentários