AF BEJA » Fair Play da equipa de benjamins do SC Odemirense reconhecido com amostragem de Cartões Brancos


 Nas últimas semanas, o Sport Clube Odemirense viu o Cartão Branco ser exibido por três ocasiões a elementos da sua equipa de benjamins.

Em conversa com os responsáveis do clube e também de acordo com o relatório do árbitro José Tomé, foram exibidos cartões brancos ao treinador José Rodrigues e à jogadora Filipa Rodrigues, no encontro de dia 13 de novembro, entre Futebol Clube Castrense B e Sport Clube Odemirense. Nos dois casos, o árbitro da partida terá assinalado uma falta favorável à equipa de Castro Verde, mas tanto o treinador, como a jovem jogadora da equipa de Odemira, entenderam que a decisão não tinha sido correta. A bola foi devolvida à formação do Castrense em ambas as ocasiões e a atitude de desportivismo acabou por ser reconhecida pelo juiz da partida.

Mais recentemente, no jogo que colocou frente-a-frente Juventude Clube Boavista e Sport Clube Odemirense, no dia 4 de dezembro, José Rodrigues voltou a ver o cartão branco, uma vez mais por reconhecer que uma falta assinalada a favor da sua equipa, teria sido, afinal, provocada pelo seu jogador. Segundo a nota enviada pelo árbitro Ricardo Parreira, a atitude do responsável da formação do Odemirense foi exemplar ao longo de todo o encontro, não só em relação ao árbitro, mas também para com os jovens atletas das duas equipas, aos quais dava indicações sobre a forma correta de, por exemplo, executar um lançamento.

Exemplos simples de desportivismo, destacados pelos árbitros destes encontros e também já divulgados pelo Sport Clube Odemirense na sua página oficial.

Recorde-se que o cartão branco teve origem numa parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e da Coca-Cola, com o propósito de enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A Associação de Futebol de Beja foi uma das primeiras a aderir a esta iniciativa, que já projetou bons exemplos um pouco por todo o país.

FONTE: AF BEJA

Enviar um comentário

0 Comentários