GD AMARELEJENSE » Rui Mendes continua para a temporada 2021/22


 O técnico Rui Mendes, conhecido no mundo desportivo por "Baresi" continuará a orientar a equipa sénior do GD Amarelejense para a temporada 2021/22.

Rui Mendes de 33 anos, parte para a segunda temporada no banco de suplentes do GD Amarelejense, tendo na última temporada guiada a equipa do concelho de Moura a três vitórias, três empates e uma derrota nos sete jogos disputados na Série A da 2ª Divisão Distrital, a qual terminou na 3ª posição.

SCM Aljustrelense » 17 renovações e um novo reforço

 


O SCM Aljustrelense encontra-se em fase adiantada de preparação do plantel para a temporada 2021/22, na qual se encontra de regresso as provas distritais.

A equipa orientada por Zé Luís Prazeres conta atualmente com 21 jogadores apresentados, registando-se 17 renovações e quatro reforços.

No campo dos reforços foram anteriormente anunciadas as chegadas de Filipe Enfermeiro (ex-GD Portel), Ricardo Simões (ex-U. Tomar) e Fábio Rodrigues (ex-FC Barreirense Sub22), a que se junta o também defesa Renald Leal. O defesa brasileiro de 21 anos chega ao emblema tricolor proveniente do Guarda Desportiva.

Até ao momento são 17 as continuidades anunciadas pela turma mineira, sendo eles os guarda-redes Fábio Reis e Igor Palma, os defesas Rui Pirralho, Blessed Teixeira, Zazá, Miguel Guerreiro, Vumi Mpasi e Daniel Anjos, os médios Diogo Brás, Miguel Ruas, Abudu, Babacar Fall e Diogo Revez, e os avançados Alexis Palma, Elvis, Fernando Monteiro e Miguel Marçalo.

FUT. JOVEM » Campeonatos jovens arrancam em agosto

@Foto arquivo

 A Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer o cronograma das competições nacionais jovens, com a primeira competição a arrancar a 07 de agosto. As equipas participantes na tempoada 2021/22 serão as mesmas que iniciaram a temporada 2019/20.

 A primeira competição a arrancar será o campeonato da 1ª Divisão Nacional de juniores no dia 07 de agosto de 2021, sem participação de equipas do distrito de Beja. Para o dia 08 de agosto esta previsto o arranque do Campeonato Nacional de Juvenis onde participará o CD Praia Milfontes. 

Após o arranque da 1ª fase a 08 de agosto, esta fase decorrerá até ao dia 31 de outubro de 2021. A 2ª fase da competição decorrerá entre 20 de novembro de 2021 e 12 de março de 2022.

O arranque do campeonato da 2ª Divisão Nacional de juniores encontra-se agendado para o dia 21 de agosto, prova que contará com a participação do Despertar SC. A 1ª fase da competição decorre entre os dias 21 de agosto de 2021 e 22 de janeiro de 2022. O arranque da 2ª fase encontra-se previsto para o dia 12 de fevereiro de 2022 e o seu término para 21 de maio de 2022.

A última competição do futebol jovem a arrancar será o Campeonato Nacional de Iniciados, cujo início esta agendado para o dia 22 de agosto de 2021. A prova contará com a participação de Despertar SC e CD Beja, decorrendo entre o dia 22 de agosto de 2021 e 14 de novembro de 2021 a sua primeira fase. A segunda fase da competição arranca a 05 de dezembro de 2021, com o seu término a estar agendado para 02 de abril de 2022.

CD ALMODÔVAR » João Cecília, Salifo Candé e Vítor Real são reforços


 O CD Almodôvar anunciou a chegada de João Cecília, Salifo Candé e Vítor Real para a temporada 2021/22, subindo desta forma o número de reforços para oito.

João Cecília, médio de 27 anos, representou na última temporada o Negrilhos FC, depois de ter representado enquanto sénior as equipas do GD Messejanense, Alvorada FC, CDC Panóias, GD Jungeiros e SCM Aljustrelense, emblema pelo qual realizou a sua formação.

Salifo Candé, médio de 24 anos, dividiu a sua prestação na última temporada entre a equipa principal e a equipa B do SCM Aljustrelense. O guiniense representou na formação o Mem Martins SC, seguindo-se a carreira sénior que se iniciou no União dos Santos, de onde rumaria ao Alentejo para representar o GD Messejanense na temporada 2017/18.

Vítor Real, avançado de 31 anos, chega a Almodôvar proveniente do FC Castrense emblema que representou na última temporada. Depois de formação ao serviço do Imortal DC, Vítor Real, fez o seu percurso sénior nas equipas da AJD Rosairense, Imortal DC, Guia FC, UD Messinense, CDC Panóias, GD Messejanense e CF Guadiana.

CAMPEONATO PORTUGAL » FC Serpa inicia competição fora de portas


 O FC Serpa ficou na passada sexta-feira a conhecer o calendário da 1ª fase do Campeonato de Portugal 2021/22.

A equipa orientada por Marcos Borges ficou integrada na Série F, juntamente com as formações do Louletano DC, SC Olhanense, LGC Moncarapachense, CF Esp. Lagos, Imortal DC, GUS Montemor, Juventude SC, FC Barreirense e CD Pinhalnovense.

A prova terá início a 29 de agosto, com o FC Serpa a deslocar-se ao terreno do GUS Montemor, ficando a estreia no campeonato em casa agendada para 19 de setembro com a recepção ao Imortal DC.

A 1ª fase da competição da competição termina a 06 de março de 2022, com o FC Serpa a deslocar-se ao terreno do LGC Moncarapachense.

Os dois primeiros classificados de cada série, num total de 12 equipas apuram-se para a 2ª fase de subida, sendo que os restantes emblemas irão disputar a 2ª fase de manutenção, com os clubes a serem divididos em séries de quatro clubes por proximidade geográfica, garantindo a permanência na prova os dois primeiros classificados de cada grupo.

FC PEREIRENSE » José Alberto Gonçalves continua por mais um temporada

 O técnico José Alberto Gonçalves irá continuar a orientar o FC Perereirense na 2ª Divisão Distrital para a temporada 2021/22.

Aos 60 anos, esta será a sua segunda temporada no emblema de Pereiras-Gare, depois de na última temporada ter apenas conquistado dois pontos nas seis partidas disputadas até ao momento da paragem da competição devido à pandemia COVID-19.

José Alberto Gonçalves conta com um longo historial no distrito de Beja, mais concretamente em emblema do concelho de Odemira, onde orientou além do FC Pereirense, SC Santaclarense e GDR Amoreiras-Gare.

MOURA AC » João Portela regresso ao comando técnico

 O técnico João Portela encontra-se de regresso ao comando da equipa sénior masculina do Moura Atlético Clube para a temporada 2021/22.

Aos 26 anos, João Portela, regressa ao cargo de treinador principal da turma da cidade salúquia, lugar que ocupou na temporada 2018/19 e 2019/20, tendo na última conquistado a subida de divisão ao Campeonato de Portugal.

Na última temporada além de assumir o cargo de treinador-adjunto na equipa técnica de Bruno Ribeiro, desempenhava ainda as funções de coordenador do futebol de formação.

A seu lado na equipa técnica no regresso do Moura AC ao "Distritalão" estará outro homem da casa, falamos de Duarte Fialho, que regresso ao clube depois de na última temporada integrou a equipa técnica do Piense SC depois de uma experiência no Dubai.

Futebol Distrital de luto pelo falecimento de César Leitão

O futebol do distrito de Beja, em particular a arbitragem bejense, ficou na tarde deste sábado mais pobre depois de ver partir um dos seus atuais elementos, César Leitão.
O árbitro de 33 anos, encontrava-se a disputar uma partida entre amigos na localidade de Aldeia de Palheiros, quando se sentiu mal e viria a falecer na sequência de uma paragem cardio-respiratória.

Além dos campos do distrito de Beja, o árbitro destacou nos quadros da arbitragem nacional. 

A equipa "DistritalBeja" deixa as mais sentidas condolências a toda a família e amigos de César Leitão.

Foto: AF Beja

GD ODIVELAS » Regresso ao futebol federado 15 anos depois

 


O Grupo Desportivo de Odivelas encontra-se de regresso ao futebol federado através da participação da sua equipa sénior masculino na 2ª Divisão Distrital.

O emblema do concelho de Ferreira do Alentejo, regressa as competições da Associação de Futebol de Beja, 15 após a última participação na altura igualmente na 2ª Divisão Distrital, onde teve como adversários na Série B as equipas do Alvorada FC, CDC Panóias, CD Praia Milfontes, GD Renascente, JC Boavista e SRM Sanluizense.

O GD Odivelas reativou o futebol na temporada 2017/18, tendo vindo a participar no Campeonato de Futebol de 11 da Agência do Inatel de Beja.

CAMPEONATO DE PORTUGAL » FC Serpa conhece adversários



 A Federação Portuguesa de Futebol relevou esta quinta-feira as séries para a 1ª fase do Campeonato de Portugal 2021/22, onde o FC Serpa representará o distrito de Beja.

A equipa serpense ficou integrada na Série F, somente com adversários continentais. A série é composta por 10 equipas com a AF Algarve a ser a mais representada com cinco emblemas, a saber SC Olhanense, LGC Moncarapachense, Imortal DC, CF Esp. Lagos e Louletano DC, seguido da AF Setúbal e AF Évora com dois representantes, FC Barreirense e CD Pinhalnovens,  GUS Montemor e Juventude SC, respetivamente.

O sorteio da prova que inicia a 29 de agosto, ocorrerá esta sexta-feira, 23 de julho, na Cidade do Futebol com transmissão no canal de youtube da FPF.

FC ALBERNOENSE » Onze reforços confirmados para a temporada 2021/22


 O Futebol Clube Albernoense encontra-se em fase adiantada de preparação do plantel para a temporada 2021/22, onde voltará a competir na 2ª Divisão Distrital.

A equipa será orientada por Jesus Necas e conta atualmente com onze reforços para a nova época. 

Para a baliza chegou a Albernoa o guarda-redes Ronan Silva, brasileiro de 22 anos, que na última temporada representou o Despertar SC depois de passagens por Ansião, SC Viana, Montargilense e CO Montijo Sub19.

Na defesa registam-se o regresso de Edmilson Duarte, que na última temporada não competiu, jutando-se ao ingresso de Tiago Capitão de 20 anos proveniente do Alvorada FC, depois de passagens por ACD Penedo Gordo e Beja. 

Para o centro do terreno regressa Júlio Cachia após uma temporada sem competir e João Soares que na última temporada vestiu as cores do CD Beja Sub23. A juntar aos regressos Duarte Farias de 21 anos chega proveniente do Alvorada FC depois de passagens por ACD Penedo Gordo e Despertar SC.

Por fim para o ataque regista-se a chegada de Leo Bexiga de 22 anos proveniente do Alvorada FC, Tiago Engana de 16 anos que pertencia aos escalões de formação do CD Beja, Francisco Vão de 22 anos contratado ao CCD Bº Conceição, Manuel Néné que se encontrava sem clube e Luís Serafim que chega da ACD Penedo Gordo.

FC SÃO MARCOS » Plantel praticamente definido


 O Futebol Clube de São Marcos encontra-se de regresso ao "Distritalão" para a temporada 2021/22 e conta com o plantel praticamente definido.

A equipa que liderava a Série B da 2ª Divisão Distrital aquando da interrupção da última temporada, continuará a ser orientada por Márcio Mestre, que fará a segunda temporada no comando do emblema de São Marcos da Atabueira.

O plantel é composto até ao momento por 22 atletas, sendo 21 renovações e uma contratação.

A contratação trata-se de um regresso a casa do jovem defesa Guilherme Palma de 18 anos, que início a sua carreira no João Celorico Drago e depois de formação ao serviço do FC Castrense regressa à casa de partida.

Em relação à última temporada registam-se as continuidades dos guarda-redes Francisco Bejinha e Joel Reis, dos defesas Anano, David Moedas, Joel Tomé, Luís Coelho, Marcos Custódio, Miguel Guerreiro, Pedro Silvestre e Ricardo Santiago, dos médios Barrote, Bernardo Barão, César Luz, Gonçalo Luz, Jeremy Teixeira, Jorge Lanita, Pedrinho e Pedro Nilha e os avançados Gonçalo Coelho, Miguel Paulino e Tiago Afonso.

SC SANTACLARENSE » Pedro Bate é o novo treinador no regresso à 2ª Divisão Distrital

 O Sporting Clube Santaclarense encontra-se de regresso à 2ª Divisão Distrital para a temporada 2021/22, sendo que Pedro Bate foi o escolhido para orientar a equipa.

O SC Santaclarense que na última temporada abdicou da participação nas provas oficiais da AF Beja, esta de regresso à competição, tendo escolhido para o cargo de treinador Pedro Bate.

O antigo médio de 38 anos, terá a sua primeira experiência como técnico prinicpal depois de na última temporada ter desempenhado funções de treinador-adjunto de Marco Hortense no FC Castrense. Natural de Beja, Pedro Bate, contou com uma carreira enquanto jogador, tendo iniciado o seu percurso no CD Beja e CRD Cabeça Gorda na formação, representando enquanto sénior o CRD Cabeça Gorda, Guia FC, Padernense, CDC Panóias, AJD Rosairense, SC Santaclarense e FC Albernoense.

ANDEBOL » CCP Serpa ascende à 2ª Divisão

O Centro Cultural e Popular de Serpa conquistou este sábado a subida da 3ª Divisão Nacional para a 2ª Divisão Nacional do andebol nacional.

Na última ronda da Zona 3 da 2ª fase, o CCP Serpa recebeu o IFC Torrense e dependia apenas de si para garantir a subida de divisão, conseguindo conquistar uma vitória por 29-26, com vitória da turma serpense em ambas as partes do encontro.

José Vargas com 10 golos e Miguel Baião com 8 golos foram os melhores marcadores para a equipa baixo alentejana.

Com esta vitória o CCP Serpa terminou a competição na segunda posição, em igualdade pontual com o CF "Os Belenenses" B que irá fazer companhia na subida de divisão.

Ricardo Simões reforço SCM Aljustrelense


 O SCM Aljustrelense chegou a acordo com o defesa-esquerdo Ricardo Simões para a temporada 2021/22.

O defesa de 22 anos é o terceiro reforço da turma mineira e chega proveniente do U. Tomar, emblema pelo qual na última temporada participou em 17 partidas. 

No seu currículo conta com passagens por Ferreira do Zêzere, Caxarias, U. Tomar e CD Fátima, depois de formação iniciada no U. Tomar e com passagens pelo CADE e CD Fátima.

CD Almodôvar com 5 reforços

 


O Clube Desportivo de Almodôvar encontra-se a preparar a participação na 1ª Divisão Distrital 2021/22, contando para já com cinco reforços as ordens da dupla Diogo Rosado e João Pires.

Para a defesa chegam, Jorge Cordeiro de 21 anos, proveniente do Águia CD dos Açores. O atleta fez toda a formação ao serviço do Santa Clara, transitando na idade de serviço para o Águia CD onde permaneceu nas últimas três temporadas e Rúben Guerreiro de 27 anos, atleta formado no CD Almodôvar e que na última temporada representou a ACD St.ª Clara-a-Nova.

Para o miolo do terreno o regresso de André Martins "Gaio" que na última temporada ocupou o cargo de treinador principal do clube e a contratação de Tiago Messias de 23 anos, formado no clube e que na última temporada vestiu as cores da CC Aldeia dos Fernandes.

Por fim para o ataque chega Tiago Tavares de 28 anos, que na última temporada vestiu as cores do Ourique DC, depois de passagens por Moinhos, Arganil, Ançã, Académica "B", GD Pelariga, Marinhense e FC Castrense.

SC Cuba com plantel praticamente definido


 O Sporting Clube de Cuba tem vindo a apresentar o plantel sénior para a temporada 2021/22, contando atualmente com 23 jogadores.

A equipa liderada por Joaquim Rodeia conta atualmente com nove contratações a que se juntam 14 renovações.

Na baliza regista-se a chegada do experiente guardião Carlos Rato de 36 anos, que na última temporada vestiu as cores do CF Vasco Gama, naquela que será a sua quarta passagem pela equipa sénior do SC Cuba, numa carreira que conta com passagens enquanto sénior por SC Cuba, FC Serpa, Lusitano GC, CD Beja, Atlético SC, CF Vasco Gama e GDC "Os Oriolenses" e do jovem Rodrigo Moreira de 17 anos, que representava a AD Vera Cruz, juntando-se a Fábio Mira que transita da temporada anterior.

Na defesa renovaram com os leões de Cuba, Jil Galinha, China, Pedro Alves e Gonçalo Vieira, com a única novidade até ao momento a ser a chegada de António Tutu brasileiro de 29 anos, proveniente da AD Vera Cruz.

No centro do terreno contiuam Leonardo Marques, Pedro Bicho, Tomás Valente, Ricardo Cardoso e Tiago Tareco, a que se juntam Aliff Santana ex-GD Monte Trigo, António Jorge que se encontrava sem clube e Diogo Camacho que representava os escalões de formação do CD Beja.

Na frente do ataque as novidades são as chegadas de Luís Torpes, que se encontrava sem clube, Rafael Estevens ex-GD Portel e Filipe Covas ex-CF Vasco Gama. Transitam da última temporada Abílio, João Pirote, Luís Fitas e Pedro Calhau.

João Santos renova com o CDR Salvadense

 O CDR Salvadense chegou a acordo com o técnico João Santos para a continuidade no cargo de treinador para a temporada 2021/22.

O treinador de 40 anos, chegou a meio da temporada 2020/21 à Salvada, tendo apenas orientado a equipa numa partida, na qual somou uma vitória. No seu currículo conta com passagens por CD Beja, Despertar SC e SCM Aljustrelense enquanto adjunto, tendo orientado como treinador principal as equipas do CCD Bº Conceição, ACD Penedo Gordo e CD Beja Sub15 e Sub23.

João Donato, Luiz Henrique e Iaquinta reforçam FC Serpa


 O Futebol Clube de Serpa chegou a acordo com os brasileiros João Donato e Luiz Henrique e o internacional guiniense Iaquinta para a temporada 2021/22, em que o clube regressa as provas nacionais.

João Donato, defesa-central de 25 anos, chega ao FC Serpa proveniente do Lusit. Évora SAD, onde na última temporada participou em sete partidas do Campeonato de Portugal. O esquerdino representou na sua formação o Santos e o Atlético Sorocaba, representando enquanto sénior no Brasil o Atibaia. Em 2017/18 chegou a Portugal para representar o SU Sintrense, seguindo-se duas temporadas no Girabola ao serviço do Rec. Libolo e Interclube.

Luiz Henrique, extremo de 29 anos, chegou a Portugal na temporada 2016/17 para representar o GD Pescadores e ainda na mesma temporada o Monte Caparica AC. Na temporada seguinte fixou-se no SC Alcaçovense onde permaneceu até à última temporada, tendo apontado três golos em sete partidas disputadas.

Malam Fati, conhecido no mundo desportivo por Iaquinta, ponta de lança de 25 anos, chega ao Baixo Alentejo proveniente do SG Sacavense, onde na última temporada participou em 22 partidas e apontou seis golos. O internacional pela Guiné-Bissau conta no seu currículo com passagens por Balantas, Sp. Bissau, Coruchense, SU Sintrense, SG Sacavenense e Benfica Castelo Branco.

São Domingos FC regressa à 2ª Divisão Distrital


 O São Domingos Futebol Clube encontra-se de regresso à 2ª Divisão Distrital depois de uma temporada de ausência.

A confirmação do regresso foi dada por António Calhegas, presidente do emblema do concelho de Mértola, que na última temporada abdicou da participação no campeonato em virtude das incertezas face à pandemia Covid-19.

Ultrapassados os motivos que levaram à suspensão a direção entendeu dar continuidade ao projeto, desconhece-se para já quem irá orientou o histórico emblema baixo alentejano, bem como a composição do respetivo plantel.

Luís Ramos renova com o GDC Alvito

 O GDC Alvito anunciou a continuidade de Luís Ramos enquanto treinador principal da sua equipa sénior para a temporada 2021/22.

O técnico de 34 anos, fará a segunda temporada nos destinos do emblema de Alvito, contando a seu lado com Mário Correia como treinador-adjunto, Cacau como treinador de guarda-redes e Nuno Atafona como vídeo analista.

Na última temporada o GDC Alvito terminou a curta temporada na 8º posição da Série A da 2ª Divisão Distrital, somando três empates e quatro derrotas.

João Nabor é reforço do FC Castrense

 O histórico médio João Nabor é reforço do FC Castrense, após oito temporadas ao serviço do SCM Aljustrelense.

O FC Castrense anunciou na sua página oficial a contratação de João Nabor, médio de 39 anos, formado no SC Figueirense e Despertar SC. Enquanto sénior início a sua caminhada na temporada 2001/02 ao serviço do CD Beja, representando em seguida Vasco Gama AC, Despertar SC, Atlético SC e nas últimas oito temporadas o SCM Aljustrelense. 

Na última temporada no Campeonato de Portugal realizou 15 partidas.

AF Beja dá pontapé de saída na temporada 2021/22


A Associação de Futebol de Beja deu o pontapé de saída na temporada 2021/22 com a publicação do  Comunicado Oficial n.º 1.

O prazo de filiação nas provas organizadas pela associação bejense decorrem entre o passado dia 01 de julho e o dia 23 de julho de 2021.

Entre o dia 24 e o dia 30 de Julho de 2021, decorre o período extraordinário de filiação e inscrição em provas oficiais tem um agravamento de 50% sobre o valor da filiação.

CCP Serpa derrotado com arbitragem polémica

 


A CCP Serpa recebeu este sábado, 3 de julho, a equipa do CF "Os Belenenses" B em partida da 3ª jornada da 2ª fase - Zona 3.

Frente ao frente no Pavilhão Carlos Pinhão em Serpa, defrontavam-se os dois primeiros classificados, com os lisboetas a entrarem melhor no encontro conseguindo ir em vantagem para o intervalo por 12-15.

No segundo tempo a equipa de Serpa conseguiu reagir à desvantagem vencendo por 12-10, no enquanto insuficiente para dar a cambolhota no marcador. A nível individual José Vargas com 9 golos este em destaque.

A partida ficou marcada pela exibição da equipa de arbitragem, que a 8 segundos do término anulou um golo limpo ao CCP Serpa que daria o empate na partida e que resultou na expulsão de três jogadores da equipa serpense.

Na próxima ronda a 10 de julho, o CCP Serpa visita a UJ Alverca.

Fernando Moreira regressa ao banco do Piense SC

 O Piense SC anunciou o regresso do técnico Fernando Moreira ao banco da equipa sénior do clube.

Fernando Moreira, treinador de 41 anos, irá regressar ao cargo de treinador principal do Piense SC depois de na última temporada ter ocupado lugar na equipa técnica de Rui Mestre que agora passará a desempenhar as funções de diretor desportivo.

Esta será a quarta temporada de Fernando Moreira como treinador principal do Piense SC e fará acompanhar-se na equipa técnica por Roberto Roque enquanto treinador-adjunto e BA como treinador de guarda-redes.

Ricardo Vargas renova com o CF Vasco Gama


 O técnico Ricardo Vargas renovou o seu vínculo com o CF Vasco Gama para a temporada 2021/22.

Após uma curta temporada em 2020/21, o CF Vasco Gama, anunciou a renovação do contrato de Ricardo Vargas para a temporada 2021/22. Na sua primeira temporada orientou o clube em quatro partidas, somando duas vitórias, um empate (para o campeonato) e uma derrota (para a Taça de Portugal).

A seu lado continuarão como adjunto Adriano Grilo e na condição de treinador de guarda-redes José Borracha.

Quanto ao plantel manterá grande parte do núcleo duro das últimas temporadas.