Opinião: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO

Neymar é um jovem futebolista brasileiro, que aos 18 anos já tem os holofotes da fama e do mundo virados para ele devido a sua qualidade enquanto jogador.
Mas a carreira que se previa de sucesso pode começar a ficar ameaçada.
Para um miúdo que não tinha nada, passava despercebido, vivia a alegria de jogar futebol e de um momento para o outro tem tudo, sente-se idolatrado por milhões, sente que nada é impossível para ele e que tudo lhe é permitido, perde-se facilmente a noção a a realidade e a fantasia, Neymar actualmente não respeita colegas, treinador, árbitros, ele sente-se o eleito e intocável. Este caso demonstra a importância que tem a formação de um atleta a todos os níveis, neste caso mental.
Para um miúdo de 18 anos não será de um dia para outro que se vai adaptar as exigências, ás pressões e principalmente as expectativas que todos tem dele em ralação a sua qualidade futebolística mas não devemos esquecer que ele é ainda um miúdo em formação e que sem o acompanhamento necessário ele poderá vir a ter muitos problemas, para já saiu da selecção devido a indisciplina no seu clube onde o treinador ao querer traze-lo a realidade acabou despedido, mas o treinador da selecção brasileira não foi em conversas e não convocou Neymar.
Segundo palavras de René Simões «Poucas vezes eu vi alguém tão mal-educado desportivamente quanto esse rapaz Neymar. Nós estamos criando um monstro no futebol brasileiro»
Palavras duras mas reais, e que o facto de tudo lhe ser permitido irá fazer com que se não tiver o acompanhamento necessário, Neymar se possa vir a perder para o futebol.
Neymar precisa de ouvir nãos na vida, de ser acarinhado mas ao mesmo tempo chamado a realidade! Não é fácil para ele, e não podemos esquecer que para ele ser jogador de futebol, Neymar não passou pelas etapas do desenvolvimento humano pré-adolescência, adolescência, fase adulta.
Neymar é a esperança da família para melhores condições, do clube para títulos, dos empresários para ganhar dinheiro e tudo isto não é fácil de gerir para quem tem 18 anos.
A realidade é que os clubes continuam a formar atletas mas esquecem o homem, e no nosso pais temos muitos exemplos de jovens promissores que quando chegam a seniores onde a exigência é maior, acabam por não dar continuidade ao que se esperava deles, muitas fezes porque deixaram a humildade pelo caminho e se julgam Reis num mundo como é o do futebol que não perdoa nada.

« No nosso crescimento, faz parte as dificuldades e as facilidades, mas são as dificuldades que nos fazem crescer para a vida»


Fonte: http://joaopratestreinadorfutebol.blogspot.com/

Enviar um comentário

0 Comentários