Realizou-se, no dia de ontem, mais uma jornada do Campeonato Distrital da 1ª divisão e, mais uma vez, as surpresas voltaram a acontecer.
Em Pias, o candidato ao título Praia de Milfontes escorregou aos pés do Piense, num empate a duas bolas que confirma as dificuldades que as equipas forasteiras sentem quando se deslocam ao Municipal 1º de Maio. Apesar de jogar fora de portas, este resultado penaliza mais a equipa do Praia, que assim permite a aproximação do Mineiro Aljustrelense e do Serpa ao topo da tabela classificativa.
Quem também se deslocou à margem esquerda foi o Desportivo de Beja que, apesar da boa réplica, acabou por perder pela margem mínima (1-0) diante do Serpa, somando a segunda derrota no campeonato (ambas fora de casa). Já o Serpa continua a acumular bons resultados e, até ao momento, é a equipa com menos pontos perdidos no campeonato (não está na liderança devido ao desacerto de calendário).
Em São Marcos da Atabueira, os locais voltaram a somar nova derrota (2-0), ainda que tenham deixado uma boa imagem frente ao Mineiro Aljustrelense, que assim regressa às vitórias através de dois golos de bola parada. Ainda a respeito desta última nota, importa dizer que o Mineiro, este ano, marcou 7 dos 8 golos que tem no campeonato, através de lances de bola parada. Na perspetiva do copo “meio cheio”, podemos dizer o Mineiro tem revelado grande eficácia neste capítulo do jogo, mas vendo o copo “meio vazio”, apenas um golo de “bola corrida” em cinco jogos é certamente um sinal preocupante para as hostes tricolores.
No “derby” concelhio, em Odemira, o Renascente de São Teotónio ainda ameaçou no início do jogo, mas o Odemirense conseguiu impor o seu jogo (vitória por 4-0) e a figura do jogo acabou por ser Candé, que apontou um “hattrick” e aniquilou as aspirações forasteiras. Para o Odemirense, trata-se da segunda vitória consecutiva, enquanto que o Renascente já não vence há três jogos.
De Odemira viajamos para Almodôvar, onde o Desportivo local se superiorizou ao Guadiana de Mértola numa vitória por 1-0. O Guadiana fez tudo para sair de Almodôvar com pontos na bagagem, mas o golo de Lopes vem acentuar a crise da formação de Mértola que ainda não venceu esta época e soma apenas um ponto no campeonato.
Por falar em crise, o que dizer da equipa do Vasco da Gama da Vidigueira, que neste início de temporada, apenas venceu um jogo em quatro possíveis. Na difícil deslocação ao “pelado” de Penedo Gordo, o Vasco da Gama empatou a duas bolas e viu fugir os principais adversários diretos na classificação. Já a equipa da casa continua a dificultar a vida dos candidatos ao título, num campo onde poucos passarão.
Diogo Rocha