|DistritalBeja| Esclarecimento Taça de Honra 2ª Divisão Distrital

http://www.afbeja.com/SimpleImageHandler.ashx?id=133454
Na última semana o "DistritalBeja" tem vindo a receber vários pedidos para expormos a interpretação dos regulamentos, que devido à igualdade pontual entre FC São Marcos e Alvorada FC na série A têm causado várias trocas de galhardetes.
Numa nota prévia queremos deixar bem explicito que nada temos contra ou a favor em relação aos clubes em causa e que se limitaremos a fazer uma análise aos regulamentos.
Iniciamos a nossa análise pelo Regulamento especifico da Taça de Honra da 2ª Divisão Distrital, onde nada é referido acerca dos critérios de desempate na classificação das séries apenas sendo definido as regras de desempate para a final da competição (2.Formas de Desempate).
Como no presente caso o regulamento da competição omite os critérios de desempate para a classificação nas séries, teremos de recorrer ao Regulamente Geral das Provas Oficias da AF Beja, onde no ponto 102.06. é definida a regra geral para as classificações das provas organizadas pela AF Beja onde é possível verificar os seguintes critérios de desempate:


Perante o acima disposto verificamos que a Associação de Futebol de Beja não faz distensão entre as provas realizadas a uma e a duas voltas, como acontece pela regra geral da Federação Portuguesa de Futebol onde em provas disputadas a uma volta o primeiro critério de desempate é o vulgo "goal-average".
Posto isto a conclusão que retiramos é que segundo os regulamentos (que são aprovados pelos clubes) o FC São Marcos esta na final por mérito próprio depois de ter conseguido a vitória perante o Alvorada FC, sendo que o "goal-average" neste caso é o segundo critério de desempate.

Enviar um comentário

7 Comentários

  1. Companheiro a sua interpretação vale o que vale. Também leu no regulamento que a Taça de Honra não é uma prova oficial mas sim uma prova extraordinária? Vá ver o classificação no site da FPF e veja que quem está em primeiro é o ALVORADA FUTEBOL CLUBE. Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro a sua classificação da FPF vale o que vale... vá ler os regulamentos da associação DISTRITAL de beja. saudações

      Eliminar
  2. Após uma rapida leitura dos regulamentos, apraz-me fazer alguns considerandos...
    Visto que o regulamento especifico da Taça é omisso para a situação atual e que no regulamento geral de competições da AF Beja nada está que nos possa esclarecer, pela logica deveria ser aplicado o regulamento em vigor na FPF. Não é logico nem correto utilizar como forma de desempate o confronto direto quando a competição decorre apenas a uma mão. O "gol-average" será então a formula menos penalizadora para todos.
    Quero deixar aqui frizado também que nada me move a fovor do Alvorada nem contra o S. Marcos, clubes dignos e onde tenho bons amigos!

    ResponderEliminar
  3. Realmente não dá para perceber o porque da a associação de Futebol de Beja diz que a final é São Marcos-Santa Clara se a mesma segundo a Rádio voz da planície pediu um parcer á Federação portuguesa de futebol só demonstra que a mesma não está segura da decisão que temou.
    Acho que a Direção do Alvorada devia de enviar para a Federação portuguesa de futebol toda a documentação que tem para que a mesma analisa se visto que a associação de Futebol de Beja está com dúvidas.

    ResponderEliminar
  4. Queria pedir ao Distrital de Beja se fosse possível entrevistar alguém do Alvorada para que tivessemos a opinião do mesmo e já agora com os vossos conhecimentos também na Rádio voz da planície.
    OBRIGADO e continuem a divulgar e bem o desporto a nível distrital.

    ResponderEliminar
  5. Pura mentira a noticia sobre a associação pedir qualquer opinião à fpf

    o regulamento geral não oferece nenhuma dúvida, o 1º passo ao desempate é pontos no jogo ou jogos realizados entre as equipas empatadas

    repito aos mais incultos: JOGO ou JOGOS

    saudações desportivas

    ResponderEliminar
  6. Mas a associação podíamos esclarecer aqui no Distrital de Beja para por fim a está polêmica até lhe ficava bem pois este fim de semana começa o campeonato e logo com um São Marcos _Alvorada.

    ResponderEliminar