|Espaço Entrevista| Johnny Santos, vice-presidente e jogador do GD Amarelejense

O "Espaço Entrevista" esta de regresso ao seu "DistritalBeja" para o balanço final da temporada por parte dos clubes do distrito de Beja. 

Iniciamos pela vila de Amareleja, onde estive à conversa com Johnny Santos, vice-presidente e guarda-redes da equipa do GD Amarelejense.
Fique em seguida com as perguntas e respostas.

 1) Qual o balanço que faz da temporada do GD Amarelejense quer a nível sénior, como na formação?
Este ano o GD Amarelejense tentou igualar ao máximo os objectivos de 2015/2016. É com grande dedicação que esta direcção tenta dispor de tempo para este clube que está a atravessar um bom momento a nível da sua estrutura e logística. A equipa sénior iniciou a temporada com um esperado resultado. 3°lugar a um ponto do S. Marcos, algo que tínhamos alcançado no campeonato da época anterior. Face a isto, acreditávamos que o campeonato seria melhor. Mas não foi assim que correu. No campeonato perdemos jogos com equipas que na taça tínhamos goleado... nas 4 primeiras jornadas apenas somávamos 3 pontos. Estávamos em choque perante o que nos estava a acontecer. A Mina de São Domingos encontrava se a disputar o primeiro lugar nessa altura. E com grande mérito!! Mas é assim o futebol, o S. Marcos ficou em 1° lugar do grupo e não nos venceu na Amareleja nem na casa deles... e nós terminámos em 6° da classificação. Fiquei triste, confesso. Mas são coisas com as quais vais aprendendo enquanto estás a gerir um clube. E acredito que a equipa que trabalha comigo todos os dias para o GRUPO DESPORTIVO AMARELEJENSE é a melhor. Em relação à formação não vou aqui discutir resultados e classificações porque nestes dois anos de mandato não havia qualquer objectivo relacionado com estes dois pontos. O principal foco era criar 'bases' para os diferentes escalões e condições de trabalho. Até agora temos tido uma evolução progressiva a este nível. Isto não aconteceu por acaso, claro. Os nossos patrocinadores e colaboradores ajudaram bastante para que este objectivo fosse cumprido. Quem pegar numa equipa de formação do GDA a partir de agora, tem nas instalações do clube tudo o que necessitará para fazer uma boa época. Por isso, resumindo esta questão, o balanço que faço á nível da formação é um balanço positivo.



2) Nas últimas temporadas o GD Amarelejense tem sido considerado um dos candidatos à 2ª Fase do Campeonato. No futuro poderemos ter o clube a lutar por uma subida ao "Distritalão"?
Fico feliz pela imagem que o GDA passa "para fora"... é sinal que as direcções têm trabalhado bem em relação às últimas equipas seniores. No futuro não lhe posso garantir muita coisa, pois já no próximo mês de Julho haverá eleições no clube... e Felizmente já tenho conhecimento de uma lista que se irá candidatar para continuar um trabalho gradual e positivo para esta entidade que, infelizmente, se encontra geograficamente num lugar ingrato. É bastante difícil assegurar e competir com outros clubes a nível de contratações. Os jovens atletas partem para o ensino superior, os mais velhos trabalham 'longe' de casa. É complicado. Mas não impossível. É como eu digo, um passo de cada vez e talvez um dia o GDA tenha outras condições para assegurar jogadores de 'outra' qualidade e, aí sim, poderemos dizer que o G.D. Amarelejense é candidato à subida.  


3) Sabendo que haverá eleições julho, já se encontra definido o enquadramento dos escalões de formação para a próxima temporada?
 Como eu disse na pergunta anterior, irá haver eleições no dia 14 de Julho de 2017, por isso a lista que vencer, terá então de criar o seu plano de actividades para a época 2017/2018. Agora, a actual Direcção só terá de inscrever todos os escalões para posteriormente serem definidos com tempo quais os que irão participar nas provas da A.F. Beja.



4) Na presente temporada, como consequência do pólo de promoção ao futebol feminino em Amareleja, o GD Amarelejense apresentou uma equipa à Taça Distrital Juvenil Feminina. Como avalia esta prestação e na sua opinião poderá ser uma das apostas futuro do clube? 
Talvez esta seja a pergunta mais importante desta entrevista. Foi a primeira vez que, OFICIALMENTE, o G.D. Amarelejense participou numa prova da Associação de Futebol de Beja. Estamos orgulhosos por isso. Infelizmente apenas participaram 2 equipas, o GDA e o Milfontes, com uma prova a duas mãos e onde fomos completamente cilindrados com 0-7 e 7-0. Mas sabe, isso foi o menos importante, porque sei que no futuro elas todas irão recordar estes momentos com alegria. São as tais experiências que ficam marcadas. Respondendo directamente à questão... Sim, deverá ser uma aposta para o futuro do Grupo Desportivo Amarelejense, de forma a desenvolver o Futebol Feminino nesta região.

5) Como avalia o campeonato da 2ª Divisão Distrital que agora termina? Para si quais foram os clubes e jogadores em destaque. 
Sinceramente, fiquei triste pelo S. Marcos não ter subido à 1ª Distrital. Vão novamente ser um "Carrasco" do G.D.A (com risos). Na minha óptima o S. Marcos foi quem demonstrou o melhor futebol juntamente com o Cabeça Gorda. Equipas com jogadores experientes, habituados aos distritais e não só. Mas de certeza que têm investimentos incomparáveis com os do G.D.A. Mas, o maior destaque vai para a Mina de S.Domingos que conseguiu um 3º lugar quase até ao final do campeonato, talvez histórico nos últimos tempos. Pelo menos nas últimas temporadas não me recordo de ter visto o clube da "praia fluvial" tão bem classificado. Terminaram em 4º mas de certeza que se sentiram satisfeitos pela época que realizaram. Merecido, e os meus parabéns a eles! Em relação a atletas, destaco o Bruno Amaro e o Zé Cláudio, do São Marcos. Mostram em todos os jogos a categoria que trouxeram do Distritalão. É um prazer disputar jogos com jogadores deste calibre.

6) Como avalia o estado do futebol sénior, futebol juvenil e arbitragem a nível distrital. 
Começando na 1ª Distrital penso que existem equipas com orçamentos já consideravelmente altos, incompatíveis com alguns clubes que às vezes sobem à primeira. Há clubes a fazerem investimentos e que com o passar do tempo afundam e têm de recomeçar do zero. É algo que o G.D.A. tenta evitar. Na 2ª Divisão penso que existe pouca qualidade, mas acho esta situação normal devido a estarmos grande parte das localidades situadas no interior alentejano e onde o desenvolvimento é pequeno relativamente às grandes cidades. Temos uma segunda Distrital com clubes que talvez nem treinem durante a semana, com atletas a trabalhar fora e que se encontram apenas ao Sábado para jogarem. Ainda assim há uma grande diferença entre os apoios Autárquicos de Beja e Évora. Posso dar um exemplo: Vários clubes da Inatel pagam mensalmente ao plantel, em Évora. Em Beja, não acredito muito nestes casos. Por isso imaginem da Inatel até à 1ªDistrital. O Futebol Juvenil tem clubes com uma formação excecional, métodos de trabalho muito bons para o desenvolvimento dos mais jovens alentejanos. Em Beja temos a sorte de ter todas as épocas todos os diferentes escalões com a competição em funcionamento. Isso é muito bom. Para não falar que é orgulho ter sempre equipas do distrito a participar em provas nacionais. A nível da arbitragem, sinceramente, penso que ainda é o ponto mais fraco desta associação. Os árbitros não têm uma margem progressiva de evolução. Já ando nisto há alguns anos e conheço árbitros que nunca passaram do mesmo. Mas a culpa não será deles, são humanos como todos nós. A A.F.Beja deveria ter especial atenção neste sentido para o futuro. É claro que há árbitros muito bons, mas infelizmente contam-se por uma mão.

7) Deixe uma mensagem para os adeptos e sócios do GD Amarelejense, bem como para os visitantes do blog.
Sem os Sócios, o G.D.Amarelejense não existiria. Sem os adeptos, o G.D.A. tem pouco combustível para vencer jogos. O Campo das Cancelinhas precisa de ter a massa associativa presente SEMPRE! Todos os jogos são importantes, e todos os jogadores dentro das 4 linhas fica automaticamente "triste" com a pouca aderência dos adeptos de Amareleja. É triste, mas é uma realidade que o clube vai ter de mudar.
Os que assistem aos jogos desde os mais novos até aos mais velhos, AGRADEÇO a todos mesmo. Obrigado!!
Em relação ao blog, considero o DB uma referência a nível de notícias. Nesta plataforma conseguimos ter acesso a informação cada vez mais rápido. Excelente trabalho, continuem assim! PARABÉNS

Enviar um comentário

0 Comentários