|2ª Divisão Distrital| Fase Final - 5ª Jornada - Tudo a decidir na última ronda!


O campeonato da 2ª Divisão Distrital terá no próximo sábado, 3 de junho de 2017, a sua última jornada da Fase Final com quase tudo ainda por decidir, quer quanto ao título quer quanto a quem sobe.
A 5ª jornada trouxe a subida de divisão do CRD Cabeça Gorda, que apenas precisa de empatar na última ronda frente ao FC São Marcos para garantir o título distrital. Já a equipa de São Marcos da Atabueira regressou nesta ronda ao segundo lugar da classificação e irá à Cabeça Gorda sabendo que precisará da vitória para garantir diretamente a subida de divisão e neste caso também o título distrital. Mas teremos o FC Castrense "B" que se desloca ao terreno do já afastado GDR Amoreiras-Gare e que em caso de vitória terá de esperar uma escorregadela do FC São Marcos na Cabeça Gorda. O empate também poderá servir aos jovens de Castro Verde, desde que a outra equipa do concelho seja derrotada.

5ª Jornada
CRD Cabeça Gorda 2-2 FC Castrense "B"
FC São Marcos 3-0 GDR Amoreiras-Gare

1º- CRD Cabeça Gorda, 11 pontos
2º- FC São Marcos, 8 pontos
3º- FC Castrense "B", 7 pontos
4º- GDR Amoreiras-Gare, 1 ponto

Nota: A possível subida do FC Castrense "B" à 1ª Divisão Distrital tem levantado várias questões sem que quem de direito tenha ainda disposto uma resposta oficial. O "DistritalBeja" analisou os regulamentos e considera que a equipa secundária do FC Castrense poderá participar no "Distritalão" da próxima temporada uma vez que a equipa A se encontrará numa divisão superior.

Enviar um comentário

16 Comentários

  1. A análise do "DistritalBeja" sobre os regulamentos que regulamentam o futebol distrital em Beja, esta correta. O burburinho que se tem gerado em torno desta temática surge porque as pessoas dizem o que ouvem dizer, ou porque dizem o que acham, e não consultam os regulamentos. Podem consultar no site da associação de futebol de Beja, o regulamento da 1ª e 2ª Divisão Distrital, bem como das equipas B, e podem constatar que a equipa B do Castrense é elegível para subir de divisão. A única prova que não pode disputar "ver regulamento das equipas B", é a taça do distrito de Beja, tal como até agora já acontecia. Se o Castrense B não pudesse subir nunca teria ido à segunda volta, ia o Messejana.

    ResponderEliminar
  2. E se houvesse pelos menos 4 equipas B inscritas e ficassem em primeiros das series quem passava para a 2º fase? Os regulamentos devem ser feitos antes do inicio da épocas e porque a equipa B dos iniciados do Despertar não pode disputar a 2º fase. Porque estão equipas a disputar fases de subida e nem treinador apresentam na ficha de jogo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondendo à questão do Porquê que os iniciados do Desperatr não vão à segunda fase

      102.21. Caso um clube dispute uma prova do nacional, só poderá participar com outra equipa da mesma categoria no distrital (equipa “B”), não podendo esta equipa, disputar uma 2.ª fase de acesso a provas nacionais, indo-se, neste caso, repescar a equipa classificada imediatamente a seguir na respetiva série.

      Eliminar
  3. Não entendo muito disto e a mim pouco me interessa mas vamos lá ver o que dizem os regulamentos.
    RPO - (é o primeiro a ver)
    CAPÍTULO II
    CAMPEONATO DISTRITAL DA 2.ª DIVISÃO DE SENIORES
    301. ORGANIZAÇÃO TÉCNICA
    301.01. O campeonato distrital da 2.ª divisão de seniores, será disputado por pontos, em duas voltas, de harmonia com as disposições deste regulamento e é de inscrição facultativa e nele participarão todos os clubes filiados nele inscritos e não incluídos no campeonato distrital da 1.ª divisão e as possíveis equipas “B” dos clubes que estejam a participar nos campeonatos nacionais de seniores ou no campeonato distrital da 1.ª divisão da AFBeja, com um mínimo
    de 6 (seis) clubes, podendo ser disputado em 2 (duas) fases.
    Penso ser muito claro "nele participarão as equipas B dos clubes participantes no campeonato nacional de séniores e no campeonato da 1ª divisão distrital.
    Neste caso concreto e sendo o FC Castrense o único clube com equipa B logo independentemente da sua equipa principal estar na 1ª divisão ou no CNS a equipa B joga na 2ª distrital. Digam-me se aqui há algo que se possa tirar outra conclusão porque eu não a consigo vislumbrar.

    REGULAMENTO ESPECÍFICO PARA A INSCRIÇÃO DE EQUIPAS “B” - (o segundo a ver e em tudo incompatível com o RPO e demais regulamentos da FPF criado à pressa para colmatar o declínio do numero de equipas da 2ª distrital em detrimento do campeonato distrital de juniores por interesses superiores).
    1. Os Clubes que disputam os Campeonatos Nacionais e Distritais de Seniores podem criar equipas “B”, as quais começarão por ser integradas no Campeonato Distrital de Seniores da Divisão mais baixa. - No caso de um clube que participe na segunda distrital querer criar uma equipa B nada o impede mas como não há divisão mais baixa já não pode - engraçado
    4. As equipas “B” não poderão ascender ao Campeonato Nacional de Seniores.- É por esta razão que as equipas B de Porto, Sporting e Benfica entre outros estão a disputar as distritais das suas associações. Não deixa de ser caricato também.
    5. No caso da equipa “B” obter classificação que desportivamente lhe confira acesso à Divisão da equipa principal, o direito à subida será atribuído ao Clube imediatamente melhor classificado. - Bem aqui poderemos albardar o burro à vontade do dono - Por um lado e penso que seja este o correcto e tendo em consideração o caso concreto do FC Castrense, a divisão onde a equipa se encontra na presente época é a 1ª distrital logo a equipa B não pode "subir de divisão" mas consideremos que neste caso a Associação emitirá sempre o parecer que for mais conveniente podendo também considerar que numa lógica futura o FC Castrense estará numa divisão superior.
    Concluindo: Não quero crer que se vá dar primazia a um regulamento especifico quando o mesmo está contra o RPO criando assim uma desestruturação hierárquica de regulamentos quer da AFB quer da FPF. Mas de casos destes está a AFB cheia por isso aguardemos pelo esclarecimento anedótico que irá sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HOME/ NOTÍCIAS/ RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA
      Notícia seguinteNotícia anterior
      Resultados do fim-de-semana
      Cabeça Gorda no “distritalão”
      27 Maio 2017
      Associação

      Este sábado disputou-se a 5.ª jornada da 2.ª fase do campeonato distrital da 2.ª divisão. O Castrense “B” empatou a duas bolas na Cabeça Gorda e o São Marcos venceu em casa o Amoreiras-Gare por 3-0.
      Na classificação o Cabeça Gorda lidera com 11 pontos e sobe ao “distritalão” na época 2017/2018. Na segunda posição aparece o São Marcos com 8 pontos e Castrense “B” com 7 pontos, que lutam para a 2.ª vaga. O Amoreiras-Gare é último com apenas 1 ponto.

      Jogos/resultados:
      Campeonato distrital da 2.ª divisão da AFBeja - 2.ª fase
      5.ª Jornada
      Data
      Hora
      Cabeça Gorda
      2-2
      Castrense “B”
      27-05-2017
      17:00
      São Marcos
      3-0
      Amoreiras-Gare
      27-05-2017
      17:00

      Pode consultar aqui todos os jogos dos campeonatos distritais da AFBeja

      Pode ler isto no site da AFBeja.
      Logo a sua duvida deve ficar desfeita.
      Saudações desportivas

      Eliminar
    2. Caro autor deste comentário, creio que vossa excelência esta a deturpar os regulamentos, pois, está a misturar o conteúdo dos artigos que estão nos regulamentos com a sua opinião, opinião esta que esta mal fundamentada, vejamos:
      1º) O senhor(a) começa por fazer referencia ao artigo 301.01, o qual engloba as equipas que podem fazer parte do campeonato da 2ª Distrital de Beja, que são todas as que não estão nem no campeonato nacional, nem na 1ª distrital, e também as equipas B. Isto significa que as equipas B podem jogar na 2ª Distrital, mas não significa que elas tenham de jogar exclusivamente na 2ª distrital, dai eu discordar com o seu ponto de vista. Viu alguma coisa no regulamento da 1ª distrital a dizer que as equipas B não podem jogar lá?
      2º) No mesmo artigo diz que o campeonato distrital da 2.ª divisão de seniores, será disputado por pontos, em duas voltas. Então se o Castrense B não é elegível para subir porque razão é que foi à 2ª volta? Parece-me que é perfeitamente elegível, tem é de ficar nos 2 primeiros lugares.
      3º) Em outras associações de futebol, por exemplo a associação de futebol de Lisboa, o Sacavenense B, Atlético CP B, e o Estoril Praia B, subiram de divisões. Porque razão é que em semelhante situação o Castrense B não pode subir? O Castrense deixa de estar na 1ª Distrital.
      4º) Não é normal que a equipa com mais pontos seja aquela que suba?

      Eliminar
    3. Meu amigo, por muito que queira e argumente, nunca encontrara um argumento valido para afirmar que "um rio corre para cima", o mesmo acontece para a não subida do Castrense B.
      Se lhe dói o cotovelo de estar tanto tempo à secretária a fazer pesquisas descanse um pouco e reflita.

      Eliminar
    4. Meu caro como disse de inicio, não percebo muito disto e onde eu possa ver as coisas de uma forma os outros poderão ver de outra forma. Lendo a sua explicação corroboro a mesma e entendo que ela é válida. O problema essencial no meio de toda esta confusão é que para além deste, existem outros tantos regulamentos em que podemos tirar várias leituras do mesmo. Agradeço a sua resposta porque era essa a que esperava para dar sentido ao que publiquei. Infelizmente os clubes teimam em aprovar regulamentos que não são 100% claros e objectivos e se hoje o senhor dá a resposta concluindo que essa leitura é a mais óbvia, certamente se as circunstâncias fossem outras poderia simplesmente fazer aquilo que eu fiz e retirar uma segunda leitura.
      Ouvindo a entrevista do presidente do S.Marcos e segundo as suas palavras aquando da resposta da AFB ao pedido de esclarecimentos que fez indicando que a AFB apenas o remeteu para um artº que dando uma resposta objectiva ela poderia ter 2 ou 3 leituras. Felizmente meu caro também não me doí o cotovelo de tanto pesquisar e se todos nós o fizéssemos de vez em quando teríamos um melhor conhecimento do que se passa no mundo do futebol distrital sem falsas modestias e sem grandes presunções porque um dia tudo se acaba - é a lei da vida.
      Não basta reconhecer que não se está por dentro do assunto nem fazer a mínima ideia do que se trata mas aprovar aquilo que outros reprovam só porque sim.
      Por fim apenas dizer que não preciso refletir para concordar que o FC Castrense "B" se o conseguir terá toda a legitimidade para subir à 1ª divisão distrital e que desportivamente será muito vantajoso para o clube.

      Eliminar
  4. Sem entrar em grandes conflitos e por tudo o que li , parece me que se o Castrense B fizer os mesmos pontos ou mais que o São marcos, subirá naturalmente a 1ªdivisão distrital .

    ResponderEliminar
  5. Se a equipa principal do Castrense não quiser participar no Camp Nacional em 2017/2018 e assim ficar na 1ª distrital, o Castrense B, mesmo que tenha subido, descerá automaticamente e será repescado o clube a seguir na classificação para ocupar a vaga.

    Caso o Castrense vá para o nacional, o Castrense B se conseguir chegar ao 2º lugar da 2ª divisão pode muito bem participar na 1ª divisão

    ResponderEliminar
  6. Esta ultima jornada vai ser de muita emoção. sobretudo para o FC São Marcos, que pode ser campeão ou ficar mais um ano na 2ª distrital. O Amoreiras Gare joga sem pressão, já esta arredado da luta pela subida de divisão e também não pode subir de lugar, está de parabéns pois é o seu primeiro ano de futebol distrital e tem jogado muito bem. O Castrense B joga sem pressão, pois não investe na equipa, e já foi à final da taça, também estão de parabéns os miúdos de Catro Verde. O Ferrobico tem feito uma época espetacular, ganhou a taça, foi às meias finais da taça do distrito, ganhou a equipas da 1ª distrital, já subiu de divisão, e pode ainda ganhar o campeonato e tornar-se a primeira equipa em Beja a ganhar a taça e o campeonato da 2ª distrital, para além disso nunca perdeu em casa, esta de parabéns. O FC São Marcos é a equipa com o maior investimento da 2ª distrital e ainda não ganhou nada e corre o risco de ficar mais um ano na 2ª distrital, este jogo pode fazer a diferença entre uma boa época (campeão da 2ª divisão), ou uma época para esquecer (3ª lugar na fase de subida).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Saudações Desportivas

      Eliminar
    2. http://vozdaplanicie.pt/index.php?go=noticias&id=7589
      São Marcos mostra confiança na conquista do título, e o treinar Abelha realça a boa época que a equipa que treina 2/3 vs por semana tem feito. Realça também o nível disciplinar da equipa, tendo ele sido mais vs expulso que toda a equipa.

      Eliminar
  7. Pois é mas o castrense b para ir empatar a cabeça gorda teve de levar elementos da equipa A, não percebo porque frente ao amoreiras-gare não vai investir na equipa...

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho uma visão diferente de todas as que aqui vi. Na minha opinião, o lugar do FC seria numa primeira distrital. Não é que não gostasse de o ver disputar numa primeira liga, mas pff metam a cabeça no lugar, os pés bem assentes na terra para ver a realidade.
    Onde é que o castrense tem condições financeiras para disputar outros ccampeonatos?! Só se for a desviar todos os fundos que entram no clube para a equipa de futebol principal e esquecer todas as formações, sejam elas no futebol ou em outras modalidades.
    Só poderemos ter um dia um grande FCC se apostarem forte nas suas formações e nos seus jovens.
    O castrense com a equipa B está a acabar com as outras 3 equipas do concelho, Futebol clube S. Marcos, Desportivo da Sete e Entradense.
    Por último, só deixo esta dica, devia haver uma grande união entre todos os clubes e instituições, para pôr o nosso desportivo de Beja a representar o nosso Alentejo lá em cima nos escalões principais, onde é o lugar dele.

    ResponderEliminar