|Espaço Entrevista| José Alberto Gonçalves, treinador do GDR Amoreiras-Gare


José Alberto Gonçalves é um dos mais carismáticos treinadores do campeonato do inatel, depois de 11 anos à frente do SC Santaclarense, seguiu-se o GDR Amoreiras-Gare, tendo na presente temporada alcançado a 2ª Fase da competição, ficado muito perto da decisão final.
Nesta entrevista concedida ao "DistritalBeja", José Alberto Gonçalves fala do passado, presente e futuro, dando em primeira mão aos nossos leitores a sua continuidade no comando técnico do emblema do concelho de Odemira e várias novidades sobre o futuro da equipa.
Ainda na entrevista o mesmo explica o motivo de ao longo das últimas temporadas ter dito que não o chegaram deixar mais à frente, falando pela primeira vez sobre o sucedido.

1º- Na última temporada orientou duas formações o SC Sanclarense, na 2ª Divisão Distrital e o GDR Amoreiras-Gare no Inatel, tendo na presente temporada optado por se dedicar a esta última. Quais os motivos que o levaram a tomar esta decisão?
Os motivos que me levaram por optar apenas pelas Amoreiras foi muito simples, em primeiro lugar porque tomei a decisão de abandonar um clube onde estive imensos anos em que o ciclo terminava ali e depois porque a minha vida não é só futebol , tenho família e não tinha um dia disponível para ela. Também estando só num clube lógico tinha mais tempo para me dedicar a cem por cento a esse clube.

2º- Era apontado como um dos principais candidatos à conquista do campeonato na presente temporada. Que balanço faz da temporada? Que acha que falhou para esse objetivo?
O balanço que faço da época 2015/2016 considero o positivo ao contrario do que alguns críticos dizem e explico. As Amoreiras apenas uma vez tinha passado à fase final e depois de na época passada termos atingido as meias finais pela primeira vez, esta época voltou a passar à fase final, ou seja, 2 anos consecutivos, fizemos excelentes jogos praticando bom futebol e ao nos apontarem como candidatos era sinal que tínhamos valor. 
O que falhou? Repare as pessoas só sabem criticar mas esquecem se que existem outras equipas muito boas, a Inatel (os melhores) estão ao nível ou melhor que as equipas da 2 divisão distrital  e partimos para a ultima jornada só a depender de nós para passar mos as meias finais. 
Em Serpa as coisas correram mal mas a não passagem foi os 2 jogos contra o Santa Luzia que não podíamos perder e bastava nos um empate em Santa Luzia para atingir mos esse objectivo só que sofremos 2 golos muito estranhos e pronto é futebol. 
Embora exista mérito do adversário que lutou imenso e esteve na final por mérito aproprio, também ficamos sem um jogador influente na fase decisiva. Aos que nos criticam não lhes reconheço nem passado no futebol nem conhecimento por isso é para o lado que nós dormimos melhor.

3º- Ao longo da presente temporada e das anteriores queixou-se várias vezes de arbitragem e em especial da organização da competição, dizendo que não o deixavam vencer a competição, quer explicar tal situação?
Acho que ao longo destes anos todos e com grandes equipas foi sempre azar ou burrice nossa para nunca chegar mos a uma final e ter ficado 7 vezes pelas meias finais? Era muita coincidência!
Á uns anos atras num jogo decisivo em que nos bastava o empate para ir mos á final passaram se coisas estranhas e no final do jogo houve confusão e eu disse umas verdades muito duras a alguém responsável e pronto queimei-me ali. 
A partir desse dia só meias finais não passava disso e chegávamos ás meias finais porque tínhamos equipas muito fortes senão. 
Houve um celebre ano que também o empate chegava para a final e foi um roubo 2-2 aos 80 minutos (tempo de jogo na Inatel) e o arbitro deu 12 minutos ate o adversário fazer o 3-2 escandaloso e mais tarde confirmado por alguém que esteve no jogo que houve arranjo. 
Enfim historias que dava para um livro e que nesses anos o Santaclarense tinha equipa mais que suficiente para estar em finais mas o seu treinador chamava-se Jose Alberto. Nas Amoreiras como o treinador também se chamava José Alberto muito difícil mesmo. 
As pessoas que andam na Inatel à muitos anos sabem o que se passa, não tiro o mérito aos clubes que foram campeões nem pensar pois tinham grandes equipas Luzianes, Louredense, Sabóia, Trindade, Serrano, Faro Alentejo, mas à final podíamos ir. 

4º- Na sua opinião como avalia o estado atual do futebol do Inatel no distrito de Beja?
Na minha opinião a organização começa logo mal com o sorteio e a composição dos grupos Um campeonato com 5 equipas não é campeonato, depois alterações a meio da prova, o não ficar decidido logo no sorteio tudo até à final, mas não me vou alongar mais sobre esta questão, só lhe digo uma imensos árbitros abandonaram e outros vão abandonar e trata se de bons árbitros. Sempre ouvi dizer os melhores árbitros para os melhores jogos  a partir desta afirmação tire as conclusões que quiser.
Por alguma razão equipas muito fortes da Inatel abandonaram a prova e outras vao seguir o mesmo rumo , isto quando a Inatel de Beja só tinha a ganhar por ter um campeonato forte e competitivo, assim devido aos interesses e má organização abandonam.

5º- Irá continuar no GDR Amoreiras-Gare na próxima temporada? Quais os planos para a próxima temporada?
Sobre a próxima época em principio vou continuar nas Amoreiras Gare talvez na 2ª Divisão Distrital, a direcção esta a ponderar avançar para a distrital mas a decisão é da direcção. Como disse em principio vou continuar pois ao longo destes 2 anos tenho sido bem tratado por todos direcção, adeptos, população em geral , gente muito boa . Uma direcção que trabalha imenso para o clube e que faz com que nada falte. 
Tive alguns convites do Alentejo e Algarve mas temos que ficar onde nos sentimos bem. 
Objectivos? Onde estou uma coisa é certa tenho sempre excelentes equipas e para a próxima época será igual. Já tenho alguns reforços muito bons (alguns já foram meus jogadores) e vai continuar a espinha dorsal da equipa ou seja a equipa ficará mais forte. 
As minhas equipas lutam sempre pelos lugares cimeiros mas não vamos ser candidatos a nada , vamos sim tentar praticar bom futebol e jogo a jogo fazer o melhor.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Admiro a coragem deste treinador finalmente alguem por o dedo na ferida do que se passa á anos onde a organizaçao deixa muito a desejar , campeonatos sem nexo , poucos jogos , castigos para uns e outros nao , arbitragens horrorosas a favorecer alguns , mudanças a meio da prova , jogos sem arbitros enfim uma caldeirada e é pena porque existem excelentes equipas mas estao se a lixar para isso mas apenas para os euros que ganham com os clubes. José Alberto quer se goste ou nao consegue juntar boas equipas que me lembre a passar sempre á fase final , depois que acontecem coisas esquisitas isso acontecem mas com varios clubes.

    ResponderEliminar