|Espaço Entrevista| Francisco Neves, um Treinador que fez História!



Francisco Neves, 48 anos, natural de Castro Verde, Treinador da Equipa B do Futebol Clube Castrense, fez história no futebol distrital ao conquistar a Taça de Honra da 2ª Divisão da AF Beja, feito nunca realizado por uma equipa B no nosso Distrito.
Desde sempre ligado ao Clube da sua Terra, Quinho, como é conhecido, tem realizado um percurso ascendente na sua carreira como Treinador, começando nos escalões base da formação do Castrense até atingir os séniores com dois anos de trabalho à frente da Equipa secundária do Clube.
Por esse motivo, o DistritalBeja chegou à fala com Francisco Neves, conversa essa que transcrevemos a seguir.
 
 
DistritalBeja: Mister, depois de uma primeira época de aprendizagem no futebol sénior, aos comandos da equipa B do FC Castrense, com resultados bastante aceitaveis, nesta segunda época que agora terminou considera todos os objetivos alcançados, já que ganhou a Taça de Honra, feito inédito alcançado por uma equipa B de um Clube? 
 
Francisco Neves: Sim, penso que alcançamos os objectivos a que nos propusemos, visto que no inicio da época, o objectivo passava por fazer a melhor classificação possível, mas sem entrar na luta pelo acesso a fase final. Ficamos em 3º lugar e lutamos até a ultima jornada com o Saboia pelo acesso! A partir do momento que entramos na taça, o nosso objectivo claro era fazer com ela fosse para o museu do FCCastrense e conseguimos. Foi um feito inédito, visto que o objectivo das equipas B não é ganhar o que nos encheu de orgulho, satisfação e alegria. É de salientar também que esta equipa que ganhou a taça era constituída por gente do concelho de Castro Verde! Foi uma honra para nós!
 
DB: Sendo considerada a 2ª divisão, muitas vezes erroneamente,  como uma divisão onde se pratica um futebol mais de força, onde se consideram os jogadores que aí evoluem como fracos e de  recursos técnicos limitados, considera que é o melhor escalão para uma equipa B, maioritariamente constituida por jovens oriundos da formação?
 
FN: Eu não considero que se pratique mau futebol na 2ª divisão e nem sempre prevalece a força em detrimento da técnica! Acho que há equipas que pelo facto de o seu campo ser de terra batida, onde é mais difícil praticar futebol, usam mais a força! Mas não sao todas ! Por ex. o Messejanense jogava num pelado e a preocupação deles era jogar futebol . Penso que deveria haver um campeonato de sub 21 onde os nossos jovens pudessem evoluir um pouco mais ! Mas se já é difícil fazermos um campeonato distrital de juniores , quanto mais um campeonato de sub 21 !  A 2ª divisão falos crescer e perceberem a realidade de muitos clubes da nossa regiao.
 
DB: Um dos principais objetivos de uma equipa B deverá ser o de fornecer jogadores para a equipa principal do Clube. Depois de 3 anos com este projeto, considera que o FC Castrense tem feito um aproveitamento proficuo do mesmo?
 
FN: Como sabe eu estou neste projecto da equipa B ,há 2 anos , e nestes 2 anos  ,o Castrense lutou pela subida de divisão o que conseguiu e esteve neste ano no campeonato de Portugal, e nestes 2 anos foi dificil introduzir jogadores no plantel. Era claramente mais facil se o Castrense jogasse para o meio da tabela onde não tivesse pressão de ganhar ,porque são jovens e ainda estão a crescer. No plantel deste ano iniciei com 10 juniores ,5 dos quais de 1ºano ,num plantel de 25 jogadores.Tenho a certeza que muitos deles ,este ano vão ser alvos de outros clubes , assim como tenho a certeza que alguns poderão passar para a equipa A. Outro problema é que alguns trabalham por turnos , o que dificulta  ainda mais .
È claro que penso ,que todos os meus jogadores poderiam jogar na equipa A, mas admito outras opiniões , e respeito-as !
Gosto muito dos meus jogadores, fizemos um grupo muito forte, tenho a certeza que o Castrense vai tirar proveito deste trabalho que temos vindo a fazer.
 
DBComo Técnico que tem muitos anos do futebol de formação, agora com esta experiência no futebol Sénior, sempre ao serviço do FC Castrense, considera que está na altura de avançar para outros projetos? É sua ambição dar o salto para outro tipo de experiências?

FN: ahaaahaahh ! como sabe eu sou um técnico que fez todo o percurso no FCCastrense , e estou grato á Direcção por me ter permitido trabalhar no clube da minha terra , no meu clube ,primeiro na formação ( o que me orgulha muito ) e depois pelos seniores ,através da equipa B. 
Já tive alguns convites para mudar ,o que também me enche de orgulho , pois é sempre gratificante  reconhecerem o trabalho feito ,porque também não é só importante ganhar , é preciso  saber perder , saber motivar as pessoas , estar bem com todos , dignificar e respeitar a camisola  e eu sempre fiz isso . Sempre recusei outros clubes , mas mantendo o respeito e admiração pelos mesmos . MAS ENQUANTO O MEU CASTRENSE ME QUISER ......
 
DB: Francisco Neves, faça a apologia das Equipas B de forma a que outras equipas do nosso Distrito sigam esse caminho.

FN: Em primeiro lugar queria dizer aos outros clubes ,para olharem para todos aqueles miúdos que acabam os juniores e ficam abandonados e entregues a si próprio .Se fizerem equipa B ,há um prolongamento de  afecto e amor ao clube , e também de uma lealdade do clube para com o atleta .
 Em segundo lugar nós somos a prova que é possível conquistar títulos com uma equipa B , jogando um futebol atractivo ,visto eles serem todos jogadores das camadas jovens , e terem formação do próprio clube .
Em terceiro lugar  é sempre apetitoso um clássico entre equipas , sejam elas A ou B. 
Obrigado ao DistritalBeja pela oportunidade que me deu , e desejar-lhe uma longa vida, pois fazem falta ao futebol distrital !!

Enviar um comentário

0 Comentários