|Espaço Entrevista| Abelha assume os comandos do S. Marcos!

 
 

Fernando Manuel Sousa Zeverino, 49 anos, natural de Portimão.
Iniciou a carreira de futebolista nos Iniciados do extinto Torralta onde cumpriu toda a formação como Guarda Redes.
Passou por vários clubes ao longo da sua extensa carreira, entre os quais o Portimonense na 1ª Divisão Nacional, o Vianense, o Aves, o Sourense, o Castrense, o Desportivo de Beja, o Entradense, o Piense, o Moura, O Vasco da Gama de Sines, vindo a terminar a carreira no Castrense, local onde se radicou. Foi em Castro Verde que iniciou a carreira de Treinador, nas camadas jovens do clube da Terra e de onde partiu para uma até agora, bem sucedida carreira como Técnico.
Falamos de Abelha.
Através de uma pequena entrevista, o DistritalBeja foi auscultar como está Abelha, agora que vai iniciar a próxima época aos comandos do S. Marcos, numa aposta clara de tentar subir o histórico clube do concelho dse Castro Verde à 1ª divisão Distrital
 

 
DistritalBeja: Depois de iniciar a época como treinador da equipa do Almodôvar, a sua saida foi repentina e mal explicada. Terminou a época como adjunto no Renascente. Que balanço faz deste ano desportivo?
 
 
Abelha: Depois de uma época muito boa onde conseguimos o 3º lugar no distrital de infantis e evitar a descida de divisão da equipa sénior que assumi  à 9º jornada em ultimo lugar  com 3 pontos e acabamos em 11º lugar com 26 pontos e eliminados da taça pelo vencedor o Praia de Milfontes com derrota por 1- 0 em Milfontes e onde os 7 dias da semana era ocupados com os jogos e treinos do C. D. Almodôvar fui convidado a continuar na época seguinte. Eu e o Miguel André preparamos a época formando uma equipa com  jogadores de Almodôvar e Castro Verde e tentar aproveitar ao máximo os jogadores da formação (9 juniores sendo 4 de 1º ano). Fizemos uma boa pré época onde ganhamos inclusivé o Torneio de Almodôvar,  começamos o campeonato com uma vitoria de 5 - 0 sobre o Desportivo de Beja perdendo depois em Milfontes no sábado seguinte por 5-1 onde praticamente todas as bolas que o Milfontes rematou foram golos (jogaram 2 juniores de inicio e no banco só estava 1 sénior). Na segunda feira seguinte o Miguel telefonou me a comunicar-me que a direcção do C.D. Almodôvar por unanimidade resolveu prescindir dos meus serviços como treinador da equipa sénior, depois disso, o presidente veio a Castro Verde acertar as contas comigo e a única coisa que me disse foi que tinha percebido que alguns jogadores já não estavam comigo. Depois fui fazer o resto da época como treinador de guarda redes do G. D. Renascente     
 
 
DB: Nos bastidores comenta-se que irá ser o próximo treinador do S. Marcos. Confirma? Se sim, como está a preparação da época? Quais os objectivos da equipa? Como está a formação do plantel?
 
Abelha: Sim posso confirmar que irei ser o treinador do F.C. Sº Marcos na época 2016/17. A época está ser preparada para na 2º divisão distrital, onde iremos formar uma equipa com jogadores da região e que possam treinar. Até agora já temos alguns jogadores apalavrados e algumas renovações, penso que iremos formar uma equipa forte para atacarmos o regresso à 1º distrital.
 
DB:  Em termos individuais, quais os objectivos para a sua carreira?
 
Abelha: O meu objectivo é  estar  ligado ao futebol seja com treinador principal, adjunto, treinador de guarda redes, treinador da formação, director ou noutro cargo que algum clube ache que eu possa ser útil para continuar a servir e contribuir para melhorar o nosso futebol com a minha experiência de 28 anos de jogador 10 como profissional e que  tenho-me mantido actualizado  com os cursos e acções de formação que tenho frequentado.  
 
DB: A quantidade de técnicos com formação no nosso distrito é diminuta. Os cursos  que se realizam são normalmente em Beja, o que obriga a custos elevados para os potenciais interessados. Concorda que esses cursos deveriam ser deslocalizados da sede do distrito de forma a poder dar possibilidade a que os interessados os frequentassem com muito menores custos financeiros?
 
Abelha: Claro que concordo que devia haver mais cursos e mais espalhados pelo distrito, penso que os próprios clubes se podiam juntar, arranjar um numero mínimo de candidatos e prepor á associação que realizasse o  curso nessa região. Penso que os próprios cursos e as actuais acções de formação para revalidar a célula de treinador não estão a ser pensadas para quem treina fora das grandes equipas pois o que se dá nos cursos e completamente diferente da realidade que 98% dos treinador lidam depois pois é muito bonito mostrar, explicar e dizer como trabalham os clubes e treinadores de elite e depois termos que enfrentar uma realidade onde o treinador muitas vezes o que faz menos é treinar no campo 
 
DB: Deixe aqui uma palavra aos sócios do S. Marcos, o seu futuro clube.
 
Abelha: O posso dizer aos sócios é que  vamos  formar uma equipa que durante a semana se vai  preparar nos treinos para  nos jogos honrar a camisola do F. C. Sº Marcos e tentar repor o clube à 1º divisão o mais rápido possível.


Enviar um comentário

0 Comentários