|História| Há 10 anos atrás era assim o futebol distrital - Futebol Sénior - 1ª Parte!


Chegados ao final de mais uma temporada desportiva, é sempre bom relembrar alguns factos histórico e para tal recuamos 10 anos na memória do nosso distrital.
O cenário na 1ª Divisão Distrital não podia ser mais idêntico ao da presente temporada não fossem os principais protagonistas os mesmo. O FC Castrense era campeão distrital com 59 pontos, numa equipa onde também se encontrava Paulo Maurício que 10 anos depois voltou a ser campeão em Castro Verde, Abelha que orientou na parte final da temporada a equipa do CD Almodôvar, Luís Carrega (atualmente no CRD Cabeça Gorda), seguindo-se o CF Vasco Gama com 49 pontos que era orientado por Jorge Vicente, técnico que na presente temporada levou o Juventude SC ao título da AF Évora. Neste "Distritalão" das 14 equipas, "apenas" nove continuam no ativo nos campeonatos federados. A fechar o top-3 surgia o SC Ferreirense, que abdicou do futebol sénior para se dedicar ao futsal sénior onde já conta com uma taça distrital, seguindo-se mais dois históricos do nosso distrito SC Odemirense e Piense SC. Por esta altura CD Almodôvar, SC Cuba e FC Serpa surgiam no meio da tabela com uma boa vantagem pontual para os lugares de despromoção.
E com isto já se encontramos na segunda metade da tabela, mais concretamente no 9º posto onde surgia o raiano Barrancos FC, que nesta temporada esteve perto de regressar ao futebol sénior, mas acabando por optar por disputar o campeonato de futsal sénior. Em décimo surgiu o único despromovido do "Distritalão" até ao momento FC São Marcos numa equipa onde surgiram os quarentões Serginho Deus, Hajry e Pitico e onde o atual dono da baliza do campeão distrital, Eduardo Barão dava os primeiros passos entre os grandes do nosso distrito.
Em seguida surgia o SRD Entradense que suspendeu a sua atividade no futebol à temporada 2010/11, tendo escapado por pouco à descida a equipa do CA Aldenovense, ficando a zona de descida para o CDR Salvadense e JC Boavista, ambas as equipas que nesta temporadas se inscreveram para a 2ª Divisão Distrital, sendo que somente a equipa do concelho de Beja efetivou a sua participação.
A título estatístico o campeão FC Castrense teve o melhor ataque e a melhor defesa, enquanto em sentido contrário o lanterna vermelha JC Boavista somou os piores registos. Ainda assim nenhuma das equipas participou na partida com mais golos que ocorreu em Pias, onde o Piense SC bateu o Barrancos FC por 8-3.

E assim era a 1ª Divisão Distrital 2004/05...

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. mas este blog é do castrense?

    ResponderEliminar
  2. Há perguntas que primam no mínimo pela pouca inteligência. Esta é uma delas. Única e simplesmente é feita uma alusão ao facto de à 10 anos atrás o Castrense ter sido campeão e a alguns jogadores ou treinadores ainda estarem ligados ao mundo do futebol, bem como o 2.º classificado à altura ter sido também o Vasco da Gama. A questão a fazer na minha óptica deveria ser outra, ou seja, o que é feito de equipas que estavam neste campeonato à altura e hoje não têm futebol sénior, se a volta das mesmas será para agora ou mais à frente? O que irá acontecer à equipa ou equipas que descem de divisão? Como será a configuração e os moldes da 2.ª distrital com o fim do Inatel? Qual o valor ou incentivos que a Associação irá dar ás equipas que irão transitar do Inatel e que irão para a 2.ª divisão, bem como àquelas que já pertencem aos quadros distritais? Estas sim são questões pertinentes, bem como o futebol juvenil e a sua situação! Ora se o Castrense é campeão é normal que seja falado num blog que só o nome do mesmo diz tudo "Distritabeja"!! Estamos simplesmente numa análise à época actual e ao paralelismo da mesma com uma muito parecida à 10 anos!

    ResponderEliminar
  3. Fácil resposta, se tivessem jogado com os da terra, não tinham acabado...

    ResponderEliminar