| Espaço Entrevista | Carlos Esteves, Mentor do "Jogo das Estrelas" do Inatel!

Carlos Esteves com José Alberto Gonçalves outro dos mentores do jogo.
1) Fale-nos um pouco de si e no seu passado desportivo.
Tenho 27 anos, estou a estudar na Universidade do Algarve, mestrado de Engenharia Civil - Ramo Estruturas e atualmente resido em Faro, mas sou natural da aldeia de Amoreiras-Gare.
Neste momento, sou o treinador adjunto do G.D.R. Amoreiras-Gare. Em relação ao meu passado desportivo, não tenho muito a contar… Nunca tive possibilitar de jogar nas camadas jovens de uma equipa quando era novo, e depois com o avançar da idade percebi logo que não tinha muito jeito para o futebol. Por isso decidir ir para outra vertente do futebol, a de treinador. Orientei várias equipas em torneiros de futsal, quer na escola e na faculdade. A primeira experiência seriamente, começou no Campeonato do INATEL na época 2010-2011, na qual estive como treinador adjunto do G.D.R. Amoreias-Gare, sendo que na época seguinte, assumi o cargo de treinador principal, não terminando a época. Fiquei até ao fim da época como adjunto e estive na conquista do único troféu do G.D.R. Amoreiras-Gare, a Taça da Agência de Beja.
Esta época recebi um convite do G.D. Santa Luzia para assumir a equipa, mas o convite do mister Zé Alberto em trabalhar com ele, fez-me recusar a oportunidade de voltar a ser treinador principal.
Para a próxima época 2015-2016, acho que será a altura ideal para dar o passo em frente e abraçar um projecto ambicioso. 

2) Como surgiu a ideia do jogo das estrelas?
O jogo das estrelas surgiu de uma ideia, onde pretendíamos aliar o prazer do futebol do INATEL a uma causa nobre e necessária na atualidade. O José Alberto falou com o Sr. Carlos Borralheira da Fundação INATEL, na objetividade de realizar um jogo entre a seleção de Beja e Évora, visto que o Sr. Carlos organizava os 2 campeonatos. Mas como não houve essa possibilidade, nós, eu e o José Alberto, sugerimos a ideia de realizamos um jogo das estrelas entre os jogadores do campeonato distrital de Beja. Dividindo em duas equipas pertencentes a zona Este e Oeste do distrito, tal como no jogo das estrelas da NBA, liga basquetebol americano.
Passo seguinte foi concretização da ideia. 

3) Sendo esta a segunda edição o que poderemos esperar da mesma?
Podemos esperar uma edição semelhante a primeira realizada em Ourique. A edição de Ourique para a 1ª edição correu razoavelmente. Só faltou mais pessoas e alguma divulgação.
Este ano existe novos treinadores e novos jogadores, visto que a maioria presente na época passada já não estão neste campeonato.
Espero sinceramente que a população de Almodôvar e arredores possam marcar presença no jogo e também de outras aldeias e vilas do nosso distrito, para que possam ajudar
também o Agrupamento de Escuteiros nº 754 de Almodôvar, visto que é um jogo para uma causa social. 

4) Quais são as principais dificuldades que surgiram na organização do evento? 
Para ser sincero, muitas. A primeira dificuldade foi encontrar uma data, a primeira ideia foi no dia 17 de Janeiro na paragem do campeonato entre as 2 fases, mas como era uma data posterior as épocas festivas decidimos adiar a data. Esperámos pelo calendário da 2ª fase e verificamos que no fim de semana de carnaval, não havia campeonato, e a partir dai começamos organizar as coisas para essa data.
Segundo problema foi o campo, estava tudo programado para ser em Aljustrel, mas houve uma alteração no calendário do campeonato nacional de seniores, e o Aljustrelense nesse domingo, dia 15, iria receber o Ferreiras, ficando nós sem campo para a realização do evento.
Desde que tomei conhecimento desde facto, comecei a analisar outras opções e verifiquei que Castro Verde e Almodôvar estavam disponíveis nessa data para receber este evento.
Entramos em contacto com ambas as câmaras, Castro Verde e Almodôvar.
Ambas as Câmaras deram resposta afirmativa em ceder o campo. A Câmara Municipal de Almodôvar respondeu prontamente que estava disponível a receber o jogo, assim procedemos logo a publicidade do evento, dado que estamos a uma semana e não poderíamos atrasar mais.
Quero agradecer ao Vereador Paulo Nascimento da Câmara Municipal de Castro Verde e ao Presidente António Bota e Vice-presidente Luís Gaiolas da Câmara Municipal de Almodôvar pela disponibilidade demonstrada por receber este evento.
Outros dos problemas associados à organização foi o facto que a INATEL não ter equipamentos desportivos para a realizar deste evento. Teremos que pedir equipamentos, bolas, etc, a outros clubes e entidades. 

5) Na sua opinião quais os principais contributos do evento para o campeonato do INATEL e para o distrito?
Este evento penso que seja algo único no nosso país, sendo que em nenhum campeonato federado ou INATEL, se realiza. O ano passado recebemos os parabéns de outros campeonatos do INATEL pela ideia que tivemos.
O Distrito de Beja foi pioneiro neste tipo de evento, acho que todos podemos ficar orgulhosos disso.
Este evento que reúne os melhores jogadores do distrito deste campeonato, por isso também pode ser uma montra para alguns jogadores.
As receitas do evento são sempre para uma instituição social, que tentamos ajudar. Tentamos com o futebol ajudar as pessoas que mais precisam. 

6) A colaboração dos clubes/dirigentes e jogadores tem sido a esperada.
Dos clubes e dirigentes não nos podemos queixar, tentam nos ajudar da melhor forma possível.
A maioria dos jogadores estão interessados em participar neste jogo, mas alguns pela despesa que tem de fazer, visto que o custo da deslocação é todo suportado por eles e outros pela sua vida pessoal ou profissional, não podem estar presentes no domingo.
Em relação à arbitragem não posso deixar mencionar o árbitro Francisco Santos que sempre disponibilizou-se gratuitamente para apitar. Este ano novamente teremos a sua bondade e colaboração para o fazer.
Em relação a Fundação Inatel, nas pessoas do Sr. Vítor Soromenho e Sr. Carlos Borralheira, demonstraram todo o apoio para a organização deste evento. 

7) Deixa uma mensagem para o blog e para os nossos visitantes.
Quero felicitar o Blog do DistritalBeja pelo acompanhamento que faz no distrito de todas as modalidades e em especial do Campeonato de Futebol do INATEL. E para os visitantes do blog, no domingo deslocarem-se a Almodôvar para assistir a uma excelente partida de futebol.
Quero finalizar a minha entrevista dizendo que este ano, será possivelmente o último que estarei presente na organização do Jogo das Estrelas, achando que, para a 3ª Edição em 2016, deveria ser a Fundação Inatel a assumir a total responsabilidade do evento.
Nós construímos as “fundações”, agora é altura da Inatel “construir o resto do prédio”.
Um bem-haja para todos e saudações desportivas…

Enviar um comentário

0 Comentários