Derby fecha ano de 2014!

O Estádio Municipal do Moura Atlético Clube recebe no próximo dia o último jogo do ano em solo baixo alentejano, visto a outra equipa a entrar ação neste dia ser a  equipa de futebol feminino do FC Castrense que se desloca a Albufeira para defrontar o Guia FC em jogo a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional de Promoção. Em Moura irão estar frente a frente as formações do Moura AC e do SCM Aljustrelense, em jogo a contar para a 15ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional de Seniores, Série H.
Ambas as equipas esperavam estar neste momento em posições bem diferentes das que ocupam. Começando pelo Moura AC no início da temporada o objetivo era claro e passava por uma tentativa de colocar o clube na 2ª fase da competição e para tal o então técnico Bruno Ribeiro contava com os reforços de Andy Smith antigo internacional da Irlanda do Norte, Serge Konan antigo internacional Sub-17 pela Costa do Marfim, Bruno Severino, Moses Sakyi e Pedro Mendes que em comum tinham o facto de já terem alinha na Primeira Liga e contarem com muita experiência a nível nacional e internacional. A época começou com uma vitória caseira e apesar das dificuldades sentidas a equipa parecia começar a crescer em relação à pré-temporada, crescimento que durou pouco tempo e os maus resultados começaram a surgir tendo o bom registo de Bruno Ribeiro ido por água abaixo, com o técnico sadino a abandonar o clube rumo ao Pinhalnovense, na altura o Moura contava apenas quatro vitórias, em dez jogos, pouco para quem se assumia candidato à 2ª fase. A saída de Bruno Ribeiro, que havia sido antecedida pela renúncia de Rui Apolinário na presidência do clube, trouxe uma nova realidade, Andy Smith e Bruno Severino acompanharam o antigo técnico para o Pinhal Novo, Caju regressou ao Brasil para representar o Dom Bosco, o que aliado a um plantel já de si curto e que tem vindo a ser fostigado por lesões e diversos cartões vermelhos ao longo da prova condicionavam o trabalho de quem viesse em seguida. Rui Gregório foi o escolhido para recuperar o Moura nesta fase complicada, em quatro jogos a equipa tem vindo a melhorar o seu desempenho embora do quatro jogos tenha apenas vencido um. A estreia frente ao Lusitano FC ficou marcada conta as crónicas por um anti-jogo por parte da equipa algarvia que condicionou toda a partida, seguiu-se a deslocação a Ferreiras onde a equipa conseguiu um empate sem golos, de regresso a Moura partida frente ao líder onde os pupilos de Rui Gregório lutaram de igual para igual e perderam o jogo perto do fim numa altura em que alinhava só já com 10 jogadores, por fim em Reguengos de Monsaraz a equipa conseguiu regressar as vitória com um golão do veterano Tó Miguel seis jogos depois. Posto este cenário a realidade é diferente a equipa luta por conseguir o máximo número de pontos nesta primeira fase, para depois na 2ª fase que ao que tudo indica será a de Manutenção conseguir a permanência de forma tranquila. Nesta última partida destaque ainda para a inclusão de 4 jovens da formação na ficha de jogo, enquanto reforços não chegam a solução passará por recorrer à equipa B do clube e quiçá não haverá resultados desse exercício. Reforços são necessários pois com um plantel curto torna-se complicado suprir as contrariedades de uma época longo. Neste momento Igor Landim e Mauro Cerqueira são os jogadores com mais minutos, sendo que Moses é o melhor marcador da equipa com 3 golos.
Do outro lado um SCM Aljustrelense que gostaria de estar numa posição mais tranquila na tabela classificativa, apesar de a manutenção ser apenas discutida na 2ª fase todos os pontos são importantes nesta luta. A equipa iniciou a temporada com Vítor Rodrigues ao leme, com a base da última temporada no distrital onde conseguiu vencer campeonato e supertaça. O treinador natural de Mértola durou apenas duas jornada do leme do emblema tricolor, que se saldou com duas derrotas. Para o substituir chegou a Aljustrel um treinador bejense Francisco Agatão, a estreia do mesmo não correu da melhor forma com uma derrota em Quarteira. Na jornada seguinte o Mineiro alcançou os primeiros pontos com a vitória caseira sobre o Lusitano FC, em seguida regresso de Agatão a Lagoa (Açores) onde havia orientado a equipa local por oito temporadas, voltando ao continente com uma derrota. No regresso a casa empate no derby distrital frente ao Moura, ao qual se seguiram duas derrotas e a entrada na melhor fase da temporada em que o clube somou uma vitória, três empates e uma derrota em nova deslocação ao Açores para defrontar o Angrense. Os açorianos tem sido uma pedra do sapato da equipa Aljustrelense pois na última ronda voltou a ser derrotado perante o Operário de Lagoa num jogo que causou muita contestação devido à arbitragem da partida. Quanto ao plantel Tiago Torres e João Nabor são os mais utilizados e Adão continua em destaque, depois de na última temporada ter sido o melhor marcador da 1ª divisão distrital e sendo neste momento o melhor marcador da equipa no campeonato, juntam-se ainda os jovens Rafael e Érico que chegaram já com a temporada a decorrer e têm mostrado potencial na equipa liderada por Agatão.
Posta a análise da temporada até ao momento de ambas as equipas espera-nos um jogo equilibrado onde ambas as equipas farão tudo para alcançar a vitória, embora a equipa da cidade salúquia surja com favoritismo à partida não só pelo fator casa, bem como pela diferença de oito pontos que existe atualmente entre as duas equipas. A história dos últimos cinco encontros realizados em Moura tem o empate como o resultado, tendo o mesmo registado-se em três ocasiões e nas restantes duas vitórias caseiras. O último jogo disputou-se entre as equipas disputou-se no dia 9 de dezembro de 2012, em jogo a contar para a extinta 3ª Divisão Nacional, na altura com um empate a uma bola com golos de Carlos Borges 42' e Jorge Raposo 69'.

ONZES PROVÁVEIS:
Moura AC - Igor Landim; Evandro Barros, Anselmo, Mamadi, Mauro Cerqueira; Tó Miguel, Pedro Mendes, Zé Miguel, Bruno Gomes; Moses e David Nuñéz

SCM Aljustrelense - Fábio Reis; Tiago Torres, Sidibe, Marcos, Rafael Almeida; Wilson Sucata, Carlos Estebaínha, João Nabor; Érico, Maniche e Adão

Enviar um comentário

0 Comentários