MaisFutebol - Moura AC: do FC Porto de Juary (no pelado) ao V. Guimarães

Do pelado irregular e traiçoeiro nada resta. Só memórias. O Moura Atlético Clube, embaixador do Alentejo, modernizou-se, cresceu e já sonha com as ligas profissionais. 
A receção ao Vitória Guimarães, a contar para a III Eliminatória da Taça de Portugal, recupera pedaços dourados de uma história longa e digna. 
Contas feitas, o emblema da AF Beja, atualmente a militar no Campeonato Nacional Seniores, teve de esperar 27 anos (!) para voltar a receber uma equipa do principal escalão português. 


O derradeiro convidado de honra foi, nem mais nem menos, o FC Porto campeão europeu de Viena. Seis meses após o calcanhar de Madjer e o ajoelhar abençoado de Juary, os dragões visitaram Moura e venceram por 0-2. 
Tarde de festa, soalheira, gente a transbordar da bancada para os telhados vizinhos. Moura foi à bola e fez uma vénia ao dragão. As imagens agora recuperadas são um bom resumo do que se viveu, então, na cidade raiana. 
A 21 de novembro de 1987, no Campo Maria Vitória, em Moura, o Porto de Tomislav Ivic jogou da seguinte maneira, três dias antes da 1ª mão da Supertaça Europeia, contra o Ajax: 
Zé Beto; Bandeirinha, Lima Pereira, Eduardo Luís e Barriga; Rui Neves, Jaime Pacheco e Quim; Domingos, Raudnei e Juary. 
Golos: Juary (19 minutos) e Raudnei (44).



O Moura AC, versão 2014/15, é treinado por Bruno Ribeiro (antigo técnico do Vitória Setúbal) e tem algumas caras conhecidas no elenco. Bruno Severino, avançado, procura aos 28 anos « relançar a carreira» e quer aproveitar esta visita do Vitória para se estrear a marcar. 
Mauro Cerqueira, lateral de 22 anos, fez grande parte da formação no Sporting. Teve William Carvalho e Cédric Soares no mesmo balneário, perdeu-os de vista e pretende reencontrá-los «o mais rapidamente possível». 
Será este grupo de jogadores do Moura AC capaz de fazer o que o antecessor de 1987 não conseguiu? Antes da resposta, outro dado: em 2011, numa visita a Guimarães para a Taça, o jogo foi a prolongamento e decidido por Soudani só aos 117 minutos. Que belo aperitivo. 
« Estamos muito empenhados e a olhar para o jogo como se fosse mais um do nosso campeonato», diz Bruno Severino ao Maisfutebol, antes da sessão de treino de quarta-feira. 

Tó Miguel, veterano jogador do Moura AC, em luta com Nuno Assis

« Estes jogos são bons, dão-nos visibilidade», acrescenta Mauro Cerqueira, um ex-leãozinho a crescer no interior alentejano. 

No plantel há outros nomes interessantes. Anselmo, defesa central brasileiro, foi colega de Hulk no Vitória da Bahía e jogou ao serviço do Olhanense na I Liga; Andy Smith tem no currículo 12 internacionalizações pela Irlanda do Norte e foi colega do treinador Bruno Ribeiro no Sheffield United há 14 anos. Pedro Mendes (no V. Setúbal), Fábio Marques (Olhanense) e Moses (Estrela Amadora) também jogaram na I Divisão. 

« As condições são boas. O relvado é excelente, temos mais dois campos sintéticos e não nos falta nada. Vamos, aliás, tentar chegar ao primeiro lugar no CNS e depois, quem sabe, tentar subir», esclarece Bruno Severino. 

Mauro Cerqueira tem sido um dos jogadores em destaque!
Moura: «aqui não se passa nada, só futebol» 

Raras vezes a pacatez vigente em Moura dá lugar à festa. As casas caiadas de branco, as ruas estreitas na zona comercial, os cafezinhos típicos - enfim, o cenário de uma bonita vila alentejana - ainda são a imagem mais comum. 
Para quando o estádio cheio? Para quando o clube a recolocar o Alentejo num lugar de realce do mapa futebolístico? Bruno Severino e Mauro Cerqueira não sabem responder, mas acabam por elogiar a forma tranquila como se vive na região. 
« Não se compara com o que vi no Norte, em Gondomar», sublinha o primeiro. « Aqui ando mais por casa, no computador, há pouco para fazer. Vamos a um café de vez em quando, pouco mais». 

« Não se passa nada, só futebol», resume Mauro Cerqueira. « Por isso é fundamental jogar bem. As pessoas de cá merecem. Temos uma equipa de qualidade e capaz de fazer frente ao Vitória». 

André André e Tomané: perigo identificado 
Do Vitória Guimarães, Bruno Severino destaca dois nomes: André André e Tomané. 
« O primeiro é um médio excelente, controla bem o jogo e sabe construir. O segundo é um avançado que dá muito trabalho. E português. Acho que pode vir a ser muito útil à Seleção». 
Para Severino, não há dúvidas de que a tarefa do Moura AC será « muito complicada». « O Vitória tem ambição, não vem cá para brincar». 

Mauro Cerqueira fala nos nomes de David Caiado e Hernâni. Um dos dois deverá ser o seu adversário direto no jogo. « Conheço o Caiado do Sporting. O Hernâni sei que é rápido. Estou preparado»

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Pois caro amigo,esta informação e nomeadamente o vídeo é retirado da página de facebook do Moura como tal se essa informação a que se refere lá estivesse possivelmente estaria nesta noticia.

    ResponderEliminar