FUTEBOL INATEL AGÊNCIA DE BEJA, PARA ONDE CAMINHA ESTE CAMPEONATO?, por Manuel Costa

O futebol da Fundação Inatel Agência de Beja é uma “coutada” por onde proliferam algumas pessoas sem o mínimo de capacidades para gerir este campeonato, quer em organização desportiva, disciplinar e nomeações de árbitros.
Agora que caiu o pano sobre mais uma época desportiva do futebol Inatel aqui no Distrito, só ficando a faltar a participação das 2 equipas apuradas na fase nacional e para as quais eu desejo boa sorte para os jogos que se avizinham. Mas, em minha opinião, este foi o pior campeonato dos últimos 7 anos, digo e afirmo isto, com toda a convicção, pelo simples facto de ter colaborado diretamente com esta instituição enquanto agente de arbitragem e ao mesmo tempo ter acompanhado sempre que possível jogos do campeonato que agora terminou. 
Uma organização medíocre, prepotente, autoritária e sem o mínimo de credibilidade e sensibilidade para gerir aquele que era um dos melhores campeonatos do país até há bem pouco tempo. Só perdia para Santarém que, perante dados, continua a ser o melhor do país. Na minha modesta opinião, este campeonato, é a imagem negativa e incompetente dos seus atuais responsáveis. Durante toda a época desportiva, Beja, foi o único campeonato de futebol que não mereceu honras de resultados e classificações no Site http://www.zerozero.pt. Deram-se ao luxo de coordenar a época 2013/2014 a partir de Évora (tal como aconteceu a época passada), ter nomeações de árbitros a partir de Lisboa e ter a sua Disciplina em Coimbra, em suma, uma orgânica deveras abrangente e ridícula com diversas situações conhecidas em matéria de más punições disciplinares e aqui, existiram claramente casos de “2 pesos e 2 medidas”. 
E também nos sorteios, para as fases seguintes, não houve transparência e até parece que, fizeram esses mesmos sorteios em “cima do joelho”. Até mesmo no sorteio nacional, não entendo como é possível Évora meter 2 equipas nessa fase nacional (quando o seu campeonato tinha somente 14 equipas) em detrimento de Braga e Setúbal que, metem só 1 equipa cada na fase nacional e os seus campeonatos tinham 18 e 19 equipas respetivamente. Ao que me parece, alguém deve ter ficado muito “bem na fotografia”. Até mesmo nas nomeações de árbitros, existem nomeações sem “pés nem cabeça”, onde se nota a pouca qualidade de alguns desses árbitros e noutras situações, nomeações de compadrios e não de qualidade que, são bem evidentes por quem tem alguma sensibilidade em matéria de arbitragem.
Na próxima época, a meu ver, correm o risco de ter uma redução significativa de equipas a participar no campeonato a exemplo do que aconteceu este ano em Lisboa e isto, se esta política desportiva em Beja, não mudar radicalmente e se essas pessoas que gerem o campeonato em “cima do joelho” e à maneira deles, não forem corridos de uma vez por todas.
Sou e serei crítico deste “estado” degradante em que se vai tornando o campeonato de futebol e irei aguardar serenamente para ver os próximos capítulos do futebol Inatel Agência de Beja!

Manuel Costa

@inatelbeja.blogspot.pt

Enviar um comentário

0 Comentários