Opinião: A importância do sono

O sono é um mal que hoje me queixo, :) , ele exerce um papel fundamental nos atletas e nas pessoas normais. Através dele os processos de recuperação do organismo são acelerados, e cada um tem uma necessidade.
O sono exerce um papel fundamental no treino, onde através dele os processos de recuperação do organismo são acelerados, possibilitando que, tanto mentalmente quanto fisicamente, estejamos aptos a mais um dia de actividades, seja no trabalho, em casa, a treinar ou a competir.
Segundo o médico João Curvo, um dos segredos saúde é o nosso organismo ter 8 horas de sono.
Todos precisamos do sono, porém existe uma enorme variação na duração, na profundidade de cada estágio para que a activação e a efectivação dos mecanismos de recuperação ocorram, quanto mais profundo for o sono maiores são os efeitos restauradores sobre a mente e o corpo.
São vários estudos que demonstram pessoas que dormem menos estão mais inclinadas ao envelhecimento precoce, às infecções, à obesidade e à diabetes, estando estes dois últimos associados a um desajuste hormonal relacionado com a privação ou a pouca profundidade do sono.
Neste mundo cada vez mais competitivo e agitado, as pessoas estão a trocar as valiosas horas de sono, seja por exigência do trabalho ou por actividades do foro social, passando assim mais tempo acordado e com menos horas de sono. Muitos acreditam que a dormir menos acabam por adaptar o corpo a esta nova rotina, ganhando “preciosas horas de trabalho”, sem que haja uma diminuição na performance física ou mental mas infelizmente isso não ocorre. A privação ou a redução das horas de sono trás malefícios ao corpo e interferem no funcionamento do organismo. E também não existe uma “poupança”, onde dormindo mais horas num dia compensa as horas que serão perdidas em outro.
Para os atletas amadores a perda parcial do sono é algo comum, viagens, regresso tarde a casa, trabalho e compromissos familiares ou sociais geralmente acabam por criar padrões irregulares de sono.
Esse padrão irregular pode inibir ou diminuir o poder de recuperação, pois são nas fases mais profundas do sono que ocorre a libertação de vários hormônios, entre eles, o hGH (hormônio do crescimento).

Se quer ter uma vida saudável é melhor ir ver da cama :)

Fonte: João Prates - Treinador de Futebol

Enviar um comentário

0 Comentários