Entrevista: João Rico (Treinador do Moura AC - Juniores e Traquinas)

1- Falemos um pouco de si enquanto treinador?
Fui jogador do Moura AC durante todas as etapas de formação e desde cedo me interessei em perceber o jogo, começando a nascer a pouco e pouco a paixão pelo treino, o que me levou a fazer formação específica na área (licenciatura em desporto, mestrado em alto rendimento-INEF Barcelona- e os cursos de treinador de futebol I e II nível) deixando inclusive de jogar por não conseguir conciliar as duas actividades. Neste momento coordeno o sector da formação do Moura AC, sou treinador dos juniores e dos traquinas.

2- Como decorreu em termos esta época para o Moura AC?
É sempre dificil fazer avaliações gerais sobre a forma como correm as coisas. No que se refere às etapas de formação existem sempre aspectos positivos e situações a melhorar, restando saber se a avaliação é feita apenas pelos resultados desportivos ou se "o resto" também conta. Para nós "o resto" também conta...
Se olharmos para o sector da formação o Moura AC pode orgulhar-se de ser das poucas equipas do distrito que possui todos os escalões de formação, algo que permite sem duvida perspectivar a evolução dos atletas a longo prazo. Estamos convictos que o trabalho que estamos a desenvolver é positivo pois existe um processo formativo definido que nos permite realizar uma avaliação que vai para além unicamente dos resultados alcançados. Dos traquinas aos juniores são mais de 150 jovens...Ao nível dos seniores é mais fácil fazer essa avaliação quantitativa e, nesse aspecto, os resultados e classificação da equipa na 3ª divisão têm de ser considerados excelentes.

3- Sendo treinador dos juniores fale-nos um pouco da equipa, dos objectivos e deste campeonato?
Em termos classificativos é claro que gostaríamos de ter ido mais longe, pelo menos ter conseguido disputar o campeonato até ao final e tentar disputar novamente a final da taça. Isso não sucedeu, acabámos por ficar em 3º lugar mas, atendendo à nossa capacidade e à de outros adversários dificilmente poderíamos ter feito melhor... Ainda assim alcançaram-se outros objectivos que considero bastante importantes tais como a criação de um grande espírito competitivo, união de grupo e uma capacidade volitiva que nos permitiu entrar para todos os jogos com ambição de os ganhar. Ao longo da época (com mais ênfase na parte final) integramos também vários jogadores juvenis no plantel e que estiveram ao nível das exigências, algo que nos permite encarar a próxima época com optimismo. Aproveitar para deixar uma palavra de apreço e agradecimento aos atletas com quem tive o privilégio de trabalhar.
Quanto à avaliação do campeonato não sei se é bom ou mau, é o que temos...algumas equipas mais competitivas que outras como acontece sempre e um vencedor que acaba por ser justo uma vez que cumpriu todo o campeonato sem derrotas, num misto de competência e em determinadas ocasiões alguma felicidade que também é normal nestas situações.

4- Na sua opinião quem foram as figuras deste distrital?
Existem alguns bons jogadores no distrital de juniores ainda que, na minha opinião, a média esteja longe da realidade de outras regiões, consequência quer da situação demográfica do nosso distrito quer da pouca aposta dos clubes numa formação de base. Se tiver de destacar figuras estas serão necessariamente os meus atletas porque para mim são os melhores e os únicos em que consigo percepcionar evolução com o trabalho desenvolvido.

5- Projectos para o futuro.
Desejo continuar a poder desenvolver a actividade de treinador, para já no Moura AC mas com ambição para poder chegar ao topo. Continuar a aprendizagem e esperar que as oportunidades apareçam como consequência do trabalho desenvolvido.

6- Deixe alguma palavras para o blog e para os adeptos do Moura AC.
Gostaria de deixar os parabéns ao blog Distrital de Beja pelo contributo que presta ao futebol distrital com a cobertura do que se passa em todo o distrito e não apenas na sede. Agradecer também o convite para a entrevista e, finalmente, apelar aos adeptos e simpatizantes do MAC que continuem a apoiar as nossas equipas com o entusiasmo que caracteriza as gentes de Moura.

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Bem falado, esqueceu-se de mencionar o brilhante resultado da equipa de traquinas que treina no torneio que se realizou na Amareleja e agora em Milfontes.
    Com esta mentalidade vai longe

    ResponderEliminar
  2. Ao comentário anterior: a associação dos "clubes de Beja" começa a organizar convívios perto do final da época. Qualquer clube minimamente organizado já tem actividades programadas até ao final e por isso n vai participar em coisas feitas em cima do joelho...

    ResponderEliminar
  3. Ao comentário de 21 de Abril.
    Você deve ser o Chines do Paulo Futre, tente perceber melhor a lingua Portuguêsa, e parabens pela vossa organização, e é um regalo ver todas as actividades já programadas, principalmente as relacionadas com os traquinas.

    ResponderEliminar