Entrevista: Francisco Lucas (Jogador do GD Amarelejense)

1- Enquanto atleta com se define?
Enquanto atleta sou muito responsável e organizado, faço da velocidade a minha principal “arma” para encarar os adversários, sou confiante nas minhas capacidades e entro em qualquer campo sem receios dos adversários. Sou um jogador “raçudo” e duro, razoável tecnicamente e rápido. Bem mas, esta questão, qualquer adepto (espectador) responde melhor do que eu.
2- Falemos um pouco do seu passado enquanto jogador?
Iniciei a minha formação no Amarelejense ainda muito novinho (onde joguei 2 anos) uma equipa de miúdos todos da terra (Amareleja) e onde aprendi a dar os primeiros passos enquanto jogador. Passados esses dois anos mudei de clube, fui representar as cores do Moura Atlético Clube, e penso que foi o passo certo pois cresci muito enquanto jogador, ou seja, melhorei as minhas competências (técnicas e tácticas) enquanto jogador pois passei a defender as cores de um clube com outras ambições tais como a luta permanente pelo título distrital ou então a jogar em campeonatos nacionais, as exigências eram outras e tive de trabalhar duro para conseguir corresponder o que não é fácil para um miúdo que vem de outra terra (Amareleja) quase todos os dias para Moura treinar e jogar futebol mas nesse aspecto tenho de agradecer aos meus pais pois sempre me apoiaram na minha carreira enquanto atleta. Graças ao Moura AC fiz parte de uma das melhores selecções distritais da AFBeja composta por grandes jogadores que hoje estão em grandes clubes, quer a nível distrital quer a nível nacional (falo por exemplo: João Aurélio). No Moura AC joguei dois campeonatos nacionais que me fizeram crescer bastante enquanto jogador. No meu último ano no Moura AC (até optar por ir para a Universidade) era primeiro ano de júnior e efectuei bastantes jogos pela equipa sénior do Moura uma experiência também muito produtiva na minha formação pois foi aí o meu primeiro contacto com o futebol sénior. Agradeço ao Moura tudo o que me deu em termos daquilo que sou hoje enquanto atleta e Homem.
Depois de ter tirado uma licenciatura e de ter começado a trabalhar na área (sem o tempo que tinha anteriormente) voltei aos relvados na época passada e regressei à minha terra, ao Amarelejense, fiz uma época mediana pois foi um regresso após estar três anos parado. Nesta época penso que o meu rendimento subiu pois estou a jogar ao nível que jogava até ir para a Universidade.
Penso ter deixado aqui alguns marcos importantes na minha carreira enquanto jogador até ao momento.

3- Como está a correr está época desportiva para si? Os seus objectivos estão a ser alcançados?
Esta época está a correr muito bem (em termos individuais) pois penso que estou a jogar a bom nível e tenho a consciência tranquila pois em todos os jogos HONRO a camisola que visto e dou o máximo para defender o meu clube e tentar levar bem alto o nome da minha terra. Em termos de equipa (Amarelejense) penso que tínhamos qualidade para ir mais além mas falhamos em certos jogos (na 1ª volta) onde não se pode falhar mas penso que atingimos uma identidade enquanto equipa e fizemos grandes demonstrações de futebol, principalmente na 2ª volta do campeonato. A direcção está contente e diz-nos que os objectivos estão alcançados mas nós, como jogadores, temos a noção que falhamos pois queríamos ir mais além neste campeonato, mas na globalidade temos de estar contentes pois a equipa é jovem e tem grande valor.

4- Projectos para o futuro?
Em termos futuros gostaria de me dedicar mais tempo ao futebol tal como o fazia enquanto era miúdo mas a profissão e local de trabalho (Évora) retira-me muito tempo mas quem sabe não aparece uma boa oportunidade mas por enquanto estou muito feliz no Amarelejense onde tenho os meus amigos de infância e temos um excelente grupo de trabalho.

5- Falemos um pouco do Amarelejense. E desta época.
Amarelejense é um clube que me identifico muito pois foi o meu primeiro clube e é a minha terra. É uma terra de gente fantástica e que adora futebol e o clube. Senti nestes anos em que não houve futebol nas Cancelinhas (devido às obras no estádio) que as pessoas e o clube se desligaram um pouco mas esta época houve uma reaproximação muito mas muito grande pois não é qualquer equipa (nem nos nacionais) que leva a outro estádio enquanto equipa forasteira cento e tal pessoas (no estádio do cuba estavam cento e tal pessoas da Amareleja a assistir ao jogo, é OBRA). Esta época foi a reaproximação do clube às suas gentes e penso que aí está o que podemos de retirar de mais positivo da época.
Queria agradecer aqui mais uma vez a essas pessoas que nos acompanharam nesta época e nos tornaram mais fortes e uma palavra de apreço a esta Direcção fantástica pelo excelente trabalho que tem feito neste regresso do Amarelejense aos lugares de respeito deste nosso distrital.

6- Deixe algumas palavras para o blog e para os adeptos do distrito.
Sou um seguidor assíduo deste Blog e tenho a certeza que é dos melhores que há no distrito no que respeita à informação desportiva. Deixo uma palavra de apreço à vossa informação de qualidade e não deixem de publicá-la pois é muito importante para todos os intervenientes e pessoas que se encontram deslocadas que obtêm aqui algum contacto com as suas gentes. Para os adeptos do distrito deixo um apelo: Vão ao FUTEBOL nos fins-de-semana a vossa presença é muito importante quer para os clubes e quer mesmo para os jogadores. MUITO AGRADECIDO pela atenção dispendida.
Abraço para todos e saudações desportivas
Francisco Lucas

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Grande chiquinho! Um dos melhores laterais direitos do distrito este rapaz. Gostei da entrevista. Um abraço do amigo João Daniel

    ResponderEliminar
  2. Ganda João, epa belos tempos.

    Ganda Abraço

    Francisco Lucas

    ResponderEliminar