Entrevista: Inês Miguel (Jogadora da CB Castro Verde)

1- Falemos um pouco do clube que representa?
A Casa do Benfica de Castro Verde é um clube que criou este ano pela primeira vez uma equipa feminina, apenas tendo sido representada em anos anteriores por equipas masculinas. Os treinos em Setembro iniciaram-se com praticamente 30 atletas, acabando por desistir maior parte delas, mantendo-se agora cerca de 15 jogadoras. Penso que ninguém esperava tanta aderência, todos tinham a noção que haveriam desistências, mas penso que nunca ninguém esperou um número tão elevado de raparigas a querer jogar futebol. Com muito pouca experiência penso que o clube se têm saído muito bem em todos os aspectos.

2- Como jogadora como se define?
É uma pergunta complicada! Eu sou uma jogadora com pouca velocidade, com alguma técnica, mas boa tacticamente e nos lances de bola parada.

3- Faça-nos um balanço desta primeira época de futebol feminino federado no distrito?
É um balanço bastante positivo. Esta época de Futebol Feminino foi constituída por um torneio de abertura e pelo campeonato. Na primeira competição, o Mineiro Aljustralense foi sem dúvida a equipa mais forte, tendo sido basicamente todo o torneio, disputado apenas por elas. São uma equipa muito forte táctica e tecnicamente, apresentando poucas lacunas. A equipa é constituída por jogadoras muito experientes que já passaram por várias equipas de outras zonas do pais. No que diz respeito ao campeonato, este já foi muito mais disputado entre o Mineiro e o Serpa. O Serpa é uma equipa muito forte fisicamente também com alguma experiência mas com lacunas ao nível da defesa. Neste momento o Serpa encontra-se no primeiro lugar do campeonato, conseguiram uma vitória e um empate sobre o Mineiro. As restantes três equipas, são equipas formadas este ano. A Casa do Benfica começou os treinos apenas em Setembro, um mês antes do inicio da competição o que fez com que a equipa não entrasse da melhor forma. Maior parte das jogadores nunca tinham jogado futebol 7, tendo-se ficado apenas pelo futsal “da escola”, e praticamente todas elas nunca tinham participado em competições federadas.

4- Quais as principais dificuldades que apresenta uma equipa de futebol feminino?
Acima de tudo a falta de apoios. As deslocações são o nosso principal problema. Na Casa do Benfica as deslocações são feitas nos carros dos dirigentes do clube, de familiares ou das próprias atletas. Também tenho conhecimento de alguns clubes em que o equipamento foi pago pelas atletas porque o clube não disponibilizou dinheiro para a compra desse material.

5- Acha que o futebol feminino tem futuro quer em Castro Verde como em todo o distrito?
 Em relação à continuidade do futebol feminino no distrito acredito que sim. Acredito que continue porque todas as jogadoras mostram muita garra e muita vontade de continuar a fazer aquilo que mais gostam e muitas delas a lutar por um sonho. A prova de que o FF pode continuar é a criação de mais duas equipas, Barrancos e Amareleja, elevando para 7 o número de equipas no distrito e que certamente irão tornar a próxima época muito mais competitiva e muito mais aliciante para o público que infelizmente ainda não adere muito aos jogos.

6- Quanto a si qual o melhor clube a nível distrital de futebol feminino e a melhor jogadora?
Como já referi anteriormente, as duas equipas que disputam o campeonato são ambas muito fortes e ambas apresentam grandes jogadoras. È difícil escolher alguma jogadora, não encontro ninguém que se destaque brutalmente do resto da equipa. Cristina Teixeira (CB Castro Verde), Catarina Cuica (FC Serpa) e Ana Batista (Mineiro) para mim são grandes jogadoras.


7- Obrigado, por responder a estas perguntas para o blog e agora peço-lhe que deixe algumas palavras para o blog e para os adeptos do CB Castro Verde.
Queria agradecer-vos por publicarem noticias do futebol feminino pois é uma forma de divulgação do mesmo que infelizmente ainda não é visto como o futebol masculino.
Aos adeptos, que apoiem as equipas, independentemente dos resultados, precisamos sempre de apoio e força. Vão ao estádio ver os jogos e apoiar as atletas. Ainda há muito aquele preconceito de que o futebol é para os homens, mas garanto que todos os jogos são grandes espectáculos de futebol.

Enviar um comentário

4 Comentários

  1. o serpa com lacunas na defesa,fui ver a classificação e elas são a melhor defesa do campeonato com apenas 10 golos sofridos,e já disputaram mais um jogo,parabens pela entrevista Ines está muito bem conseguida,e viva o futebol FEMININOOOOOO..

    ResponderEliminar
  2. Em beja tambem á uma equipa de futebol feminino,embora ainda desconhida,começaram a treinar a cerca de 9 meses,em pavilhoes desportivos pois nao á campos disponiveis para treinarem,tem um numero de jogadoras razoalvel para o pouco tempo que a equipa tem de existencia,foi fundada na associaçao desportiva do bairro social que ja tinha uma de rapazes fundada.
    Fica situada na rua pablo neruda nº5 caso queira informaçoes ou tambem participar nesta equipa.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela reportagem, gostaria de ter contato com jogadoras de futebol feminino para uma pequena entrevista de motivação para meu time feminino aqui no Brasil, obrigado por tudo.

    Ale Amaral.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pela entrevista, gostaria de saber se vocês conhecem jogadoras que tenham orkut ou face book para entrevista motivacional para minhas jogadoras que estão disputando campeonato.

    Obrigado por tudo.

    Ale Amaral.

    ResponderEliminar