Opinião: PRESSÃO, EM QUE ZONA DO CAMPO FAZER?

Este é sempre um tema que faz o treinador pensar, fazer pressão alta, media ou baixa, muitas vezes até pela pressão que os adeptos fazem de ver a sua equipa a pressionar alto e não mais na expectativa, que segundo eles é ver o que dá mas que sabemos não ser assim!
Depois existe a ideia que pressionar alto é pressionar bem e que estamos mais perto da baliza aquando da recuperação da bola mas...será assim?
Na minha opinião a estratégia terá de ser definida pelas características dos jogadores e pelo contexto do jogo.
Jogar num bloco alto poderá ser um risco demasiado elevado para determinada características de jogadores, sejam elas físicas ou tácticas.
O importante é fazer com que o jogador se sinta confortável da forma como joga beneficiando assim a equipa no seu todo.
O futebol é defesa e ataque, ou seja sem bola, ou com bola, e deve existir uma estratégia construída com as características dos jogadores de modo a responder a cada situação em que se possa tirar o máximo rendimento de quando se tem bola e de quando não se tem.
Definir as zonas do campo onde se faz essa pressão, tem sempre a ver com a importância que damos aos diversos espaços de um campo de futebol e que julgamos mais benéficos para as características dos nossos jogadores.

"Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém." (Alvin Toffler)


Enviar um comentário

0 Comentários