Opinião: Uma Equipa

O futebol é um jogo colectivo jogado em equipa, ou pelo menos deve de o ser.
Para a formação dessa equipa o papel do treinador é fundamental, mas não menos impor
tante é o do jogador porque como jogador ele tem a responsabilidade pessoal pelo sucesso da mesma.
O que é uma equipa? primeiro é um grupo de jogadores! Será que um grupo de jogadores é uma equipa? não, para se ser uma equipa deve-se ter objectivos comuns, para atingir esse objectivo deverão depender uns dos outros, existir uma inter-relação entre eles.
Uma boa equipa é aquela em que a sua capacidade é maior do que a soma das capacidades individuais dos jogadores que a constituem.
Um conjunto de grandes jogadores podem nunca vir a ser uma grande equipa, uma grande equipa depende de cada jogador saber que tem de dar o seu máximo em todos os aspectos á equipa.
Numa equipa terá sempre que existir uma divisão de responsabilidade e é necessário que todos entendam a sua importância, será essa compreensão e soma de individualidades que poderá dar o êxito.
Um dos maiores problemas de uma equipa é a criação de subgrupos, o mais problemático é o dos suplentes que poderão tornar-se opostos aos objectivos da equipa e com isso prejudica-la!
O atleta tem que entender que deve fazer tudo o que depende de si para voltar a ser titular, isto é treinar o melhor que pode para provar que quer jogar mas também tem de entender que o ser titular não depende só de si, também tem um colega ( adversário) a lutar pelo mesmo lugar, e caso seja esse colega o escolhido o seu dever é apoia-lo.
O sucesso da equipa será sempre o nosso sucesso individual.

«Nunca esqueça que a vaidade é inimiga do espírito de equipa»

Enviar um comentário

0 Comentários