Opinião: MENOS UTILIZADOS OU SUPLENTES, A SUA IMPORTÂNCIA

A maioria das pessoas olha para os suplentes como jogadores com menos qualidade, que só por necessidade poderão jogar e que servem apenas para preencher o plantel, será este pensamento correcto?
Tenho a certeza que não, se o plantel é construído com 23 jogadores é porque o treinador confia em todos para a qualquer momento ser chamado a equipa e qualquer um pode ser opção. Claro que existe diferenças de qualidade quer ao nível técnico, quer mesmo físico e mental e caberá ao treinador ter as suas decisões que obrigatoriamente terão que ser tomadas.
Contudo os suplentes não estão apenas lá para preencher o banco, estão para alterar situações tácticas no jogo, outras vezes físicas, dependendo do rumo que o jogo levou, muitas vezes as opções tomam-se também pelas características do próprio modelo de jogo, mais técnico, mais futebol directo e é óptimo que o treinador tenha essas opções diferentes para modificar quando necessita e essas mesma opções servem para melhorar o jogo quando se faz as substituições.
Outra aspecto importante é a competitividade que se pode criar dentro do grupo e que irá beneficiar a equipa, quem é titular luta para manter a titularidade e quem não esta a ser opção luta para sê-lo, aquele suplente que fica resignado a sua condição dificilmente conseguirá vir a ser opção.
Por vezes menos visíveis mas os suplentes não são menos importantes no sucesso da equipa.

Enviar um comentário

0 Comentários