Opinião: A importância do passe no Futebol




Este é um dos aspectos fundamentais para uma equipa de futebol conseguir criar uma boa ideia de jogo, a qualidade de passe.
Obviamente terá a ver com a qualidade técnica do jogador e para existir qualidade de passe terá que existir qualidadetécnica do atleta, qualidade de decisão, capacidade de reacção.
Numa equipa que tenha atletas que ofereçam tudo isto o seu jogo será mais fluido, manter a posse de bola será mais fácil, numa equipa que não a tenha, será obrigada a jogar mais vertical e perderá mais bolas, ou seja, recupera e volta a perder de novo.
O passe vertical é sempre o menos perigoso, pois permite a equipa que o faz ter sempre muitos atletas atrás da linha da bola quando esse passe é executado, o passe em largura é que é sempre de risco, um passe mal feito e interceptado vai permitir ao adversário fazer uma transição, apanhando a nossa equipa desorganizada e com muitos jogadores a frente da bola.
Um dos grandes exemplos de hoje da qualidade de passe é o Barcelona, seja curto, seja mais vertical. A qualidade do passe define-se também no pensamento de quem o faz e do conhecimento que tem do colega, é importante fazer o passe para o pé forte do colega de modo a que esse colega possa agir mais rápido e criar vantagem sobre oadversário.
São pequenos aspectos que são de grande importância e um dos aspectos principais da formação.

Enviar um comentário

1 Comentários