Opinião: EQUIPAS AMADORAS E PROFISSIONAIS, QUE DIFERENÇAS?



Entre o futebol profissional e amador existem inúmerasdiferenças, o que as distingue é o vencimento e as condições económico-sociais! Contudo dentro de campo esse é o factor menos importante entre uma equipaprofissional e uma equipa amadora.
A taça de Portugal continua a ser a festa do futebol onde as equipas mais pequenas, ditas amadoras, jogam com equipas profissionais.
Profissionais na minha opinião são a Liga Sagres e a LigaOrangina, onde todos os atletas tem as verdadeiras regaliasprofissionais a que tem direito, depois existe na Segunda divisão B outro tipo de classe profissional, aqueles que vivem única e exclusivamente do futebol mas que não tem as regalias sociais das duas principais ligas, mas sim direito ao recibo verde, contudo vivem única e exclusivamente do futebol.
Depois na terceira divisão surge o futebol amador, embora nalgumas equipas também exista o profissionalismo da segunda divisão B, onde é comum o futebol ser umpart-time como sendo mais uma fonte de rendimento que o atleta junta ao do seu trabalho diário.
Quando se defrontam uma equipa profissional e outra amadora quais serão os principais factores que poderão marcar a diferença entre ambos?
O principal factor será a parte física, um atleta que se dedica somente ao futebol, terá treino as 10h da manhã, irá almoçar a seguir ao treino, tendo a tarde de descanso quando não tenha treinos bi-diários, faz reforço muscular no ginásio, tem em caso de lesão a possibilidade de efectuar o tratamento a qualquer hora do dia, por volta das 19h será o jantar e novamente um período de descanso, normalmente um atleta profissional deverá deitar-se cedo.
Por sua vez um atleta amador, inicia o seu trabalho ás 8 da manha, almoça as 12 ou 13h, uma hora depois volta ao trabalho, de onde volta a sair por volta das 17, 18h, toma um pequeno lanche e desloca-se para o local de treino, as vezes com uma hora de viagem, para as 19, 20h iniciar o seu treino já com um dia de trabalho em cima do seu corpo.
Estes são aspectos que fazem com que em termos físicos a equipa profissional seja mais forte durante o jogo, quer em termos de resistência, quer em termos de choques individuais.
Outro aspecto é o factor emocional, enquanto o atleta amador  a família ao fim da noite quando chega, oprofissional tem mais tempo disponível para essa mesmafamília, o atleta amador tem varias preocupações para gerir durante o dia, o profissional está focado no seu objectivo!
O atleta amador tem receios naturais que uma lesão no jogo afecte o seu trabalho diário, o profissional não tem esse problema.
Tudo isto são pequenos pormenores que quando uma equipa amadora e profissional se encontram, aprofissional só não vencerá se não respeitar o adversário.
Contudo isso não implica que não exista surpresas, o factor motivacional é extremamente importante, e ele será maior para o amador por ir defrontar uma equipaprofissional o que o levará a superar-se.
O factor técnico-táctico já não considero tão importante, hoje existe um grande conhecimento do futebol e todas as equipas já trabalham bem.
« Entre o fraco e o forte, o querer fará a diferença»

Enviar um comentário

0 Comentários